A Praia de Faro conta, finalmente, com uma nova ponte, pondo fim a um processo que se arrastou por quase duas décadas e que envolveu diversas etapas e dificuldades. O projeto, que inicialmente foi avaliado em 1,5 milhões de euros, teve um custo final de 8,5 milhões de euros, refletindo a complexidade e os contratempos encontrados ao longo do caminho, que vamos explorar neste artigo.
A nova infraestrutura substitui a antiga ponte com circulação alternada, oferecendo agora um tabuleiro de 11 metros de largura, com espaço para a circulação de viaturas em ambos os sentidos, além de áreas dedicadas a peões e bicicletas. A estrutura atravessa os 180 metros que separam a estrada do aeroporto da ilha da Praia de Faro.
Um percurso atribulado
De acordo com a SIC Notícias, o projeto teve início sob a responsabilidade da sociedade Polis Ria Formosa, mas a sua concretização acabaria por recair sobre o município de Faro, após dois concursos desertos. O orçamento inicial foi progressivamente ajustado: dos 1,5 milhões estimados, passou para 2,5 milhões, seguindo-se um contrato assinado por cinco milhões. Eventualmente, a obra foi adjudicada por 6,5 milhões de euros.
Durante a execução, complicações adicionais vieram a aumentar o custo final. Ainda restam trabalhos a realizar, como a remoção da antiga ponte, uma intervenção que terá de ser feita com precaução devido à localização no Parque Natural da Ria Formosa. Esta operação poderá acrescentar um custo adicional de um milhão de euros.
Benefícios para a comunidade
A nova ponte representa uma melhoria significativa nas condições de acesso à Praia de Faro, facilitando o fluxo de trânsito e promovendo a segurança dos utilizadores. A ampliação das vias permitirá também avançar com obras de requalificação no interior da ilha, melhorando a infraestrutura local para residentes e visitantes.
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