A Motorpor inaugurou esta quinta-feira as suas novas instalações em Faro, onde estão agora representadas sete marcas automóveis. Este investimento no Algarve encerra um ciclo de três anos de forte expansão na região, com um valor total de cerca de 5 milhões de euros.
O novo espaço ocupa uma área total de 9 mil metros quadrados, sendo 3.400 metros quadrados dedicados à área de construção. As novas instalações incluem showrooms para cada uma das marcas representadas pela Motorpor no Algarve — Fiat/Fiat Profissional, Abarth, Peugeot, Opel, Citroën, Jeep e DS. Além disso, a empresa conta com um novo edifício que alberga uma unidade de colisão, um centro de peças, um centro logístico de viaturas e, em breve, um centro de formação.
A cerimónia de inauguração reuniu mais de 200 convidados, entre os quais se destacaram várias personalidades ligadas ao Algarve e ao setor automóvel, como o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o country manager do grupo Stellantis em Portugal, Pedro Lazarino. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, não pôde comparecer, mas enviou um vídeo de felicitações.
Manuel Coutinho, CEO da Motorpor, destacou a importância deste investimento para a empresa: “Constitui um marco significativo na estratégia de expansão da empresa a nível nacional e no reforço da nossa presença na região algarvia, onde queremos continuar a ser um fator de modernização, de inovação, de criação de emprego e de oferta de soluções inovadoras de mobilidade sustentável.”
O responsável acrescentou ainda: “Criámos já cerca de 45 postos de trabalho adicionais no Algarve e, em breve, teremos novidades em Portimão, com o objetivo de dotar o Barlavento algarvio das instalações e condições de serviço mais adaptadas às necessidades dos nossos clientes.”
A abertura das novas instalações em Faro marcou também o início da primeira concessão da DS Automobiles no Algarve. Esta marca premium do grupo Stellantis distingue-se pela sofisticação, design inovador e tecnologia de ponta, oferecendo aos clientes experiências exclusivas e personalizadas.
Para celebrar a inauguração, os convidados puderam conhecer em primeira mão o novo modelo DS Nº8, a primeira criação 100% elétrica da marca, com uma autonomia combinada de 750 quilómetros, incluindo mais de 500 quilómetros em autoestrada. Este modelo só deverá ser comercializado em Portugal a partir do segundo trimestre do ano.
Antes da inauguração oficial, foi celebrado um protocolo entre a Motorpor e o CEPRA (Centro de Formação Profissional de Reparação Automóvel) para a criação de um polo de formação técnica automóvel no Algarve. A Motorpor cedeu as instalações e realizou as adaptações necessárias para o funcionamento do centro. O primeiro curso, na área da reparação de carroçarias, com duração de sete meses, começa já na próxima segunda-feira com 14 formandos, tendo o número de candidaturas superado as 60.
“Estamos convictos de que este novo centro de formação servirá não só à Motorpor, mas também toda a região da necessária capacidade técnica que é tão fundamental num setor em transformação profunda”, sublinhou Manuel Coutinho.
Atualmente, o Grupo Motorpor conta com 269 colaboradores a nível nacional. Em 2024, alcançou uma faturação próxima dos 100 milhões de euros e vendeu mais de 3.000 viaturas novas e 1.800 viaturas usadas, totalizando cerca de 5.000 unidades.
Leia também: Esta mopa a vapor 2 em 1 do Lidl é a solução para uma limpeza eficaz de vírus e alergénios