O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu, a 14 de fevereiro, candidaturas para entidades interessadas em organizar projetos no âmbito da iniciativa de voluntariado jovem “Namorar com Fair Play”, cujo objetivo é prevenir a violência no namoro através da comunicação entre pares.
“Namorar com Fair Play” é uma ação de voluntariado jovem coordenada pelo IPDJ e integrada no programa “Agora Nós”, visando: prevenir a violência com base nas desigualdades de género; prevenir a violência no namoro; eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência; sensibilizar os jovens para a igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos.
As candidaturas estão abertas até 30 de março, sendo que as ações decorrerão entre 15 de abril e 15 de novembro de 2025.
Podem candidatar-se: estabelecimentos públicos de ensino (básico, secundário e universitário); associações juvenis; clubes desportivos e outras entidades privadas sem fins lucrativos.
As entidades selecionadas receberão uma subvenção para a organização de projetos que cumpram os seguintes requisitos: envolvam voluntários com idades entre os 14 e os 30 anos; integrem atividades culturais, lúdicas e desportivas dirigidas a jovens, com o objetivo de prevenir comportamentos de violência no namoro e discriminação com base no género e na orientação sexual.
O aumento da legitimação da violência no namoro é um dos dados mais preocupantes revelados pelo Estudo Nacional de Violência no Namoro de 2025, divulgado esta sexta-feira, 14 de fevereiro, pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Entre os 6732 jovens participantes no estudo, 75,3% não consideram como violência no namoro pelo menos um dos 15 comportamentos referidos no inquérito, sendo o controlo o mais legitimado, com 63,6%.
Relativamente aos indicadores de vitimização, 66,3% dos jovens que indicaram ter ou ter tido uma relação de namoro afirmaram ter experienciado pelo menos um dos indicadores de vitimização, sendo novamente o controlo o comportamento mais reportado, com 50,8%.
As candidaturas para as ações de voluntariado jovem “Namorar com Fair Play”, devem ser submetidas aqui.
Os interessados em mais informações devem consultar o site: https://ipdj.gov.pt/namorar-com-fair-play ou contactar a Direção Regional do Algarve do IPDJ, através do telefone 289 891 820 ou e-mail: [email protected]
Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”