O salário mínimo é o valor mínimo de ordenado mensal bruto a pagar aos trabalhadores por conta de outrem pelo seu trabalho e este valor é todos os anos atualizado, tendo em conta as necessidades dos trabalhadores, o aumento do custo de vida e a evolução da produtividade. Em 2025, o salário mínimo em Portugal passou de 820 euros para 870 euros, mas na vizinha Espanha todos recebem pelo menos mais 314 euros no final do mês.
Em Castro Marim, no Algarve, quem recebe o salário mínimo vê 870 euros entrar na conta bancária no final de cada mês. No entanto, a cerca de cinco quilómetros de distância, já em Espanha, os trabalhadores que recebem o salário mínimo levam para casa 1.184 euros. Falamos de uma diferença de 314 euros, o que significa que os trabalhadores espanhóis recebem, pelo menos, mais 314 euros do que os portugueses.
O que se sabe é que em 2018, os espanhóis já ganhavam mais do que os portugueses, embora a diferença não chegasse aos 200 euros. Ainda assim, entre 2018 e 2025, o valor do salário mínimo em Espanha já subiu 60,91%, acentuando a diferença relativamente a Portugal.
Uma vez que o salário mínimo é definido tendo em conta o custo de vida no país, seria de esperar que este também fosse superior em Espanha. Contudo, o Polígrafo sublinha que os espanhóis pagam menos por gasolina, assim como pelo gás.
O litro de gasolina 95 custa, em média, mais 12 cêntimos em Portugal
No que diz respeito aos preços dos combustíveis, o Polígrafo cita o “Boletim Preços UE-27 Combustíveis” referente ao terceiro trimestre de 2024, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que alerta para o facto de, em média, a gasolina 95 ser comercializada em Portugal a 1,694 euros por litro. Por sua vez, em Espanha, a gasolina 95 é comercializada 1,571 euros por litro, pelo que se verifica uma diferença de 12 cêntimos por litro.
De salientar que a diferença de preços na gasolina 95 entre Portugal e Espanha é acentuada pela carga fiscal aplicada no nosso país. Isto porque a gasolina, originalmente, até é mais cara em Espanha, no entanto, é o peso dos impostos (48% em Espanha, 54% em Portugal) que marca a diferença na composição dos preços.
No caso do gasóleo, também existe uma discrepância de preços entre Portugal e Espanha, com o preço por litro a ser 11 cêntimos mais elevado do que no país vizinho.
O gás vende-se em Espanha por quase metade do preço de Portugal
Também o gás é mais barato em Espanha, já que no país de “nuestros hermanos” uma botija pode custar quase metade do que custa em Portugal. As diferenças de preços existem até para as botijas que são comercializadas pelas mesmas empresas em ambos os lados da fronteira.
Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”