A Universidade do Algarve (UAlg) realizou, no dia 6 de fevereiro, a 13.ª edição das Bolsas de Excelência, numa cerimónia pública que decorreu no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas. No ano letivo de 2024/2025, foram atribuídas 107 bolsas, cobrindo integralmente a propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.
Nesta edição, participaram 57 empresas e entidades, garantindo um apoio financeiro total de 74.579 euros. Desde a sua criação, no ano letivo 2012/2013, esta iniciativa já premiou 774 estudantes, num investimento superior a 626.560 euros.
![Paulo-Jorge-Evangelista.jpg](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Paulo-Jorge-Evangelista.jpg)
Todos os alunos que ingressaram na UAlg através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em primeira opção, com uma nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, receberam uma Bolsa de Excelência. Além disso, foram igualmente distinguidos os estudantes colocados com a melhor nota no respetivo curso, desde que tenham ingressado com uma nota igual ou superior a 15 valores.
Para Paulo Jorge Evangelista, membro do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, estas bolsas representam mais do que um apoio financeiro: “São um voto de confiança no potencial dos estudantes e na certeza de que continuarão a trilhar um caminho de excelência.” O responsável destacou ainda a importância do suporte familiar e académico no sucesso dos alunos, bem como o papel das empresas e instituições no incentivo ao mérito académico.
![Joana-Baiao.jpg](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Joana-Baiao.jpg)
Entre os alunos premiados, Joana Baião, natural de Almada e estudante do curso de Imagem Animada, destacou que “ser aluno de mérito não significa apenas ter boas notas, mas também promover o diálogo, a dedicação e o respeito pelo ensino”. Defendeu ainda que a motivação e a empatia são essenciais para o sucesso académico e que “a partilha de conhecimento é um dos pilares mais valiosos da educação”.
![Renata-Afonso.jpg](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Renata-Afonso.jpg)
Na cerimónia, também Renata Afonso, diretora da Escola Secundária de Loulé, discursou em representação dos diretores dos agrupamentos de escolas, enaltecendo a colaboração da UAlg com os estabelecimentos de ensino e o impacto positivo destas bolsas no futuro dos jovens. Segundo a diretora, “a Escola não é apenas um local de aprendizagem, mas também um espaço de formação de valores fundamentais para a cidadania”.
O reitor da UAlg, Paulo Águas, agradeceu aos estudantes a escolha da instituição e incentivou-os a lutarem pelas suas ambições: “É importante estudar, mas também crescer como cidadãos. O humanismo, a integridade e a seriedade são valores fundamentais no percurso académico e profissional.”
![Reitor-paulo-Aguas.jpg](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Reitor-paulo-Aguas.jpg)
As Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve continuam a ser um incentivo à valorização do mérito académico, destacando a importância da educação e do envolvimento das empresas na formação de profissionais altamente qualificados para o futuro.
Leia também: Depois da nova ponte de Faro há outra a caminho de Portugal: terá seis vias para carros
![Auditorio-UAlg.jpg](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Auditorio-UAlg.jpg)