O Corpo de Bombeiros de Albufeira foi, na passada quarta-feira, palco de uma “cerimónia marcante que celebrou o esforço e dedicação de todos os envolvidos na proteção da comunidade”, informou em comunicado o comandante em suplência, Rui Fernandes, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. O evento, realizado no quartel dos Bombeiros de Albufeira, contou com várias atividades e momentos de homenagem.
A cerimónia iniciou-se com a inauguração e bênção do presépio, conduzida pelo Padre Flávio Martins. Este presépio, com cerca de 60 m², apresenta figuras meticulosamente distribuídas por materiais naturais como musgo, areia e pedras, complementados por cursos de água e construções inspiradas em estilos árabes e europeus. Este trabalho manual, executado pelos próprios bombeiros, estará acessível ao público diariamente, das 9h às 23h, até ao dia 7 de janeiro de 2025.
Outro ponto alto foi a bênção de duas novas ambulâncias de socorro, uma adição essencial para a renovação da frota de emergência do corpo de bombeiros. Estas viaturas foram subsidiadas integralmente pelo Município de Albufeira, “demonstrando o compromisso da autarquia com a segurança da população”, lê-se na nota.
A cerimónia incluiu também promoções na carreira de bombeiro. Dez estagiários foram promovidos a bombeiros de 3ª, marcando o início do seu percurso como bombeiros voluntários e “reforçando a capacidade de resposta dos serviços de emergência locais”.
Foram ainda homenageados dois bombeiros com décadas de serviço. O chefe Vítor Gonçalves e o bombeiro de 3ª Isaurindo Guerreiro foram promovidos ao quadro de honra, em reconhecimento pelos seus 43 e 35 anos, respetivamente, de dedicação ao Corpo de Bombeiros de Albufeira. As medalhas foram entregues na presença de várias figuras ilustres, como o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Richard Marques, salienta o comunicado.
O encerramento do evento foi marcado pelos discursos proferidos pelo comandante em suplência, Rui Fernandes, pelo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Paulo Afonso, e pelos representantes da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do município.
A cerimónia contou ainda com a presença de vereadores municipais, presidentes de juntas de freguesia, membros dos órgãos sociais da Associação Humanitária, beneméritos e dezenas de familiares e populares que se reuniram para celebrar este momento de união e reconhecimento.
Este evento simboliza “não apenas o apreço pela dedicação dos bombeiros, mas também a continuidade de um serviço vital para a comunidade de Albufeira, evidenciando o papel essencial destas figuras na proteção e bem-estar da sociedade”, conclui a nota.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso