É certo que a introdução do Passe Ferroviário Verde passou a permitir que os portugueses andassem por todo o país de comboio, por apenas 20 euros ao mês. No entanto, os comboios Alfa Pendular não estão incluídos neste novo passe e há quem tenha de pagar mais para fazer o percurso neste comboio do que para fazer uma viagem de avião ao estrangeiro, também com partida de Faro, no Algarve.
Consideremos apenas uma viagem de ida, com saída de Faro e chegada a Lisboa, no comboio Alfa Pendular. Se optar por viajar em primeira classe, o preço a pagar pelo trajeto que demora pouco mais de três horas irá sair-lhe a 34,10 euros. Por sua vez, na classe económica o valor do bilhete encontra-se fixado nos 25,60 euros.
O mesmo percurso feito de avião, através da TAP, pode sair-lhe a 33 euros, caso viaje na classe económica, pelo que falamos de uma diferença de preço inferior a 10 euros. Para além disso, em vez de uma viagem de três horas, chegará ao seu destino em apenas 45 minutos.
De qualquer forma, com saída do mesmo aeroporto (Aeroporto Gago Coutinho, em Faro) existem voos para países estrangeiros que custam menos do que o bilhete em classe económica de Faro para Lisboa, no Alfa Pendular. Por exemplo, pode viajar para Londres por preços a partir dos 15 euros com a Ryanair e também é possível conseguir uma viagem de regresso por menos de 20 euros.
Irá verificar o mesmo cenário se procurar voos de Faro para Viena, na Áustria, já que na Ryanair estes podem custar-lhe apenas 25 euros. Quanto à viagem de regresso, esta é ligeiramente mais cara mas consegue encontrar opções abaixo dos 40 euros.
Leia também: Estes tipos de peixe muito consumidos em Portugal são os mais prejudiciais à sua saúde