A Câmara Municipal de Aljezur deliberou, por unanimidade, atribuir dois apoios financeiros à Casa da Criança do Rogil – Associação para a Promoção Social, Cultural e Desportiva da Infância do Rogil: um para a valência de creche e outro para a valência de cuidados continuados.
Estes apoios surgem na sequência das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição, que atualmente regista um défice elevado e uma preocupação crescente para fazer face às despesas correntes.
Para o ano de 2025, será atribuído um apoio financeiro mensal de cinco mil quinhentos e vinte e nove euros para a Creche, correspondendo a um valor de 57 euros por cada criança da instituição, que conta atualmente com 97 lugares.
No que respeita à Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção (ULDM), será concedido um apoio financeiro mensal de vinte e dois mil e quinhentos euros (€22.500,00) no primeiro trimestre de 2025, com vista a cobrir despesas de funcionamento e manutenção da instituição.
A autarquia de Aljezur destaca que, não obstante não haver verba dotada em Orçamento suficiente para suportar essas despesas, conforme informação do Serviço de Gestão Financeira, da Divisão Administrativa e de Recursos Humanos, a Câmara assumiu a ação uma vez considerar que estes apoios são fundamentais para restabelecer e garantir a continuidade de instituições de tão grande importância para o concelho e para os nossos munícipes.
“Estes apoios são fundamentais para garantir a continuidade desta instituição”, conclui o município.
Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”