O atleta algarvio luso-guineense, Ussumani Djumo, continua a somar vitórias e sagrou-se novamente Campeão Nacional de Atletismo, ao vencer nos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta, disputados este fim de semana em Braga.
Esta é mais uma grande conquista para o desporto algarvio. Natural de Armação de Pêra, Ussumani Djumo triunfou em duas provas, alcançando o primeiro lugar nos 60m barreiras (1.06), estabelecendo um novo recorde pessoal, e conquistando também o ouro na estafeta dos 4×400 metros.
Após a competição, o atleta expressou a sua satisfação: “Estou super feliz com o que aconteceu. Estava confiante, sabia que estava em boa forma e acreditava que podia melhorar a minha marca. Foi um fim de semana inesquecível, senti-me muito bem nas duas provas e estou contente por ter ajudado o Clube de Atletismo Olímpico Vianense a vencer a 3.ª Divisão nesta época.”
Ussumani destacou ainda o desempenho da equipa de Viana do Castelo, elogiando os seus colegas: “Todos os atletas deram o seu melhor. O Nuno Gonçalves, o André Regufe, o Salvador Varanda, o Ricardo Pedra com duas vitórias nos 800 e 1500 metros, o António Pereira nos 5.000m marcha, o Afonso Conceição nos 400 metros e muitos outros atletas tiveram desempenhos incríveis.”
O atleta de Armação de Pêra reafirmou o seu compromisso para o futuro: “Tenho treinado intensamente desde setembro para alcançar este objetivo no Clube de Viana do Castelo. Agora, quero melhorar as minhas marcas para participar nos Campeonatos do Mundo pela Guiné-Bissau. Os Campeonatos de Portugal são daqui a duas semanas e o meu objetivo imediato é estar no pódio com as cores do Olímpico Vianense e tornar-me um dos três melhores barreiristas de Portugal em 2025.”
Com um percurso recheado de títulos, Ussumani Djumo foi Campeão de Portugal de Clubes da Segunda Divisão Masculina em 2024 e vice-campeão do Norte nos 60 metros barreiras no mesmo ano. Em 2025, sagrou-se Campeão da Região Norte de Pista Coberta nos 60m Barreiras, batendo um recorde que perdurava há 23 anos em Viana do Castelo. Campeão dos 110 metros Barreiras em 2024, o atleta algarvio acumula ainda 15 títulos de Campeão Regional do Algarve entre 2020 e 2023, consolidando-se como uma das grandes promessas do atletismo nacional.
Leia também: Depois da nova ponte de Faro há outra a caminho de Portugal: terá seis vias para carros