A associação ORANTA vai assinalar este domingo, 23 de fevereiro, o terceiro ano da invasão militar russa à Ucrânia, um conflito que já vitimou milhares de ucranianos e deixou milhões de pessoas em condições humanitárias extremamente precárias.
As iniciativas em Lagos para marcar esta data serão divididas em dois momentos distintos. Durante o dia, entre as 10:00 e as 17:00, o Largo Gil Eanes receberá uma exposição de fotografias reais da guerra e vídeos enviados pela população ucraniana, ilustrando a atual situação nas zonas de conflito. Além disso, serão disponibilizadas informações sobre como apoiar humanitariamente as vítimas da guerra e divulgados os esforços já realizados pela ORANTA, bem como os projetos futuros da associação para continuar a prestar ajuda.
Mais tarde, às 19:00, no auditório do edifício da Câmara Municipal de Lagos, será exibido o documentário oficial da Embaixada da Ucrânia, intitulado DOVGA DOBA. Antes da projeção, terá lugar uma cerimónia formal de evocação da data, contando com a presença de diversas individualidades locais e representantes da região.
Com estas ações, a ORANTA pretende não apenas recordar as consequências devastadoras da guerra, mas também reforçar a importância da solidariedade e do apoio contínuo ao povo ucraniano.
Leia também: Saiba qual é o valor máximo que pode pagar com cartão multibanco sem precisar de inserir o PIN