A APAL – Agência de Promoção de Albufeira apresentou, esta quarta-feira, o ‘Balanço do Ano 2024 e Perspetivas para 2025’, numa sessão que contou com a participação dos órgãos sociais, associados, parceiros, entidades e meios de comunicação social.
A sessão foi conduzida por Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, que destacou as ações realizadas em 2024 e apresentou as iniciativas previstas para 2025.
Em 2024, a APAL celebrou 20 anos de existência, assinalados com diversas iniciativas, como a criação de uma nova identidade corporativa e promocional e a realização de uma conferência dedicada à reflexão sobre o setor turístico.
Entre as atividades destacadas estiveram workshops promovidos em Sevilha, no Porto e nos Estados Unidos, a participação em feiras internacionais como a BTL e a IFTM Paris, além da organização de FAM trips orientadas para os mercados do Reino Unido e da Irlanda.
No campo da comunicação interna, foi sublinhado o lançamento do Anuário Destino Albufeira, a edição do novo Guia dos Associados, o programa comemorativo dos 20 anos da APAL, o Jantar Solidário de Natal e a colaboração no XIII Encontro Luso-Andaluz.
Foram ainda apresentados os resultados positivos das campanhas digitais direcionadas aos públicos nacional e internacional para divulgar eventos como o Halloween e o programa de Fim de Ano.
Para 2025, a APAL pretende manter e reforçar muitas das ações realizadas, focando-se em mercados estratégicos. Estão previstas ações presenciais e campanhas digitais em países como Espanha, Irlanda, França, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. O ano começa com um roadshow em Madrid e Sevilha, agendado para fevereiro.
A Agência de Promoção de Albufeira está também a preparar a participação na BTL (12 a 16 de março), em parceria com o Município de Albufeira, onde apresentará um stand alinhado com a nova identidade visual: “Albufeira faz parte da sua vida”.
Em maio, está programado um novo roadshow no Canadá e nos Estados Unidos, aproveitando os voos diretos destes países para o Aeroporto Internacional de Faro. Nos primeiros meses de 2025, haverá também uma nova incursão pelos mercados do Porto e Norte, dando seguimento ao sucesso desta iniciativa em 2024.
Desidério Silva sublinhou que “a APAL continua a crescer em número de associados e isso obriga a uma grande exigência e rigor nas ações realizadas, assim como a um investimento na comunicação, para que todos percebam o que estamos a fazer e os benefícios destas ações para as empresas e para a economia local.”
Também presente, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou o empenho da autarquia em fortalecer a imagem de Albufeira como destino turístico de excelência, não apenas em Portugal, mas também no exterior.
O autarca referiu vários projetos estruturantes para o município que podem contribuir para alavancar a sua dimensão turística, relembrando que este esforço deve resultar do empenho de todos, seja no setor público, seja no setor privado.
Durante a sessão, foi ainda apresentada a proposta do stand que Albufeira levará à BTL, revelando a nova identidade promocional do município.
O evento terminou com a exibição de um filme que retratou os melhores momentos do Albufeira Carpe Nox, evento que marcou o fim de ano na região.
Leia também: Afinal, que selos são obrigatórios no para-brisas? Saiba agora e evite multas