O Município de Alcoutim aprovou, no passado dia 8 de janeiro, em reunião de câmara, um acordo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim com o objetivo de reforçar o acesso aos cuidados de saúde oral da população mais carenciada do concelho.
Este protocolo visa promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de problemas dentários, garantindo um apoio essencial às famílias com maiores dificuldades socioeconómicas. A Unidade de Ação Social, Saúde e Educação da autarquia será responsável por identificar as necessidades da população, através do contacto com infantários, escolas, lares, centros de dia e a comunidade em geral.
Cabe à Santa Casa da Misericórdia assegurar os tratamentos necessários, incluindo consultas de diagnóstico, extrações, restaurações, destartarizações e aplicação de selantes de fissuras. Para apoiar esta iniciativa, o Município de Alcoutim irá transferir 15 mil euros para a instituição.
Este apoio surge como complemento ao serviço de medicina dentária prestado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde 2020, que tem sido insuficiente para responder a todas as necessidades da população local. Com esta colaboração, a autarquia pretende reforçar a resposta na área da saúde oral e melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes.
Leia também: O seu lixo eletrónico vale ouro? Saiba como o aparelho que já não usa pode ser valioso