Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, entre o dia 1 e 30 de Outubro, foram administradas 19.292 vacinas nos Centros de Saúde do Algarve e nos lares de idosos e residentes em instituições abrangidas pela vacinação gratuita, revelou a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS/Algarve).
O organismo de tutela da saúde na região, em conformidade com as indicações da Direcção-Geral da Saúde, reforça a recomendação de vacinação contra a gripe às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, e às pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).
A vacina contra a gripe é gratuita para todos os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições e para os restantes grupos alvos prioritários.
Como pode aceder gratuitamente à vacina?
A ARS/Algarve recorda que “para vacinar-se gratuitamente contra a gripe, basta dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora, podendo as pessoas com indicação para vacinação, serem vacinadas em qualquer momento do Outono/ Inverno nos Centros de Saúde”.
Aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.
Para as pessoas não incluídas nos grupos alvo abrangidos pela vacinação gratuita, a vacina é disponibilizada nas farmácias, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica.
A ARS relembra que “os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves”.
Para além da vacinação, o organismo regional que tutela as políticas de saúde recomenda a todas as pessoas com sintomas respiratórios, que tomem as medidas habituais de higiene respiratória e etiqueta da tosse, nomeadamente cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar; colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo; tossir e espirrar para o braço e não para as mãos e lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objetos contaminados.
O que fazer quando aparecem os primeiros sintomas?
No caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.
Quando se dirigirem aos serviços de saúde, os utentes (nas salas de espera e de consultas) que estejam a tossir, como forma de conter a disseminação de secreções respiratórias e limitar a propagação da infecção, devem usar a máscara cirúrgica disponibilizada pelos serviços.
“Com a aproximação dos dias de frio, previna-se e vacine-se contra a gripe!” é o apelo final deixado pela ARS/Algarve neste início da época de gripes.