
O município de Alcoutim justificou as duas construções com a necessidade de “suprir as carências de água identificadas e garantir que as povoações continuam a ser abastecidas regularmente e em condições satisfatórias”, quando o território se confronta cada vez mais com períodos de “seca extrema e severa”.
As captações, construídas nas localidades de Zorrinhos e Fernandilho, vão permitir assegurar o abastecimento de água numa região que tem enfrentado “eventos climáticos relacionados com ondas de calor, incêndios florestais, inundações e períodos de seca prolongados”, lê-se na nota.
“Este último fenómeno tem vindo a acentuar-se, sendo que no presente ano se verificou um aumento da área em seca meteorológica e da sua intensidade, tendo vários concelhos do interior do país, incluindo o de Alcoutim, estado sujeitos a uma situação de seca extrema e severa”, sublinhou hoje o município em comunicado.
A situação de “seca extrema e severa” deve-se a períodos cada vez mais prolongados de “défice de precipitação” e “valores das temperaturas médias e máximas acima do normal”, que deixam “o baixo teor de água no solo e as disponibilidades hídricas de superfície e subterrâneas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento”, sustentou.
Segundo o município, “tornou-se vital promover a implementação de medidas efetivas que permitiram diminuir os seus efeitos, principalmente ao nível do abastecimento de água para consumo humano, em vários aglomerados do concelho, servidos exclusivamente por origens de água subterrânea”.
A Câmara presidida por Osvaldo Gonçalves (PS) suportou o custo para a construção das captações, incluindo a instalação dos equipamentos de sondagem, os trabalhos de furação, tubos de revestimento e a sua filtração, assim como o seu apetrechamento em termos de equipamentos de elevação e distribuição de água.
MHC // MAD (Lusa)