O Despacho que autoriza Albufeira a ter 65 câmaras de videovigilância na chamada “baixa” da cidade e outras áreas foi publicado na semana passada em Diário da República.
O presidente da Câmara José Carlos Rolo, vê com satisfação a decisão do Ministério da Administração Interna (MAI): “Há muito que temos vindo a revindicar esta situação, em nome da segurança da cidade. Já desde o outro mandato que me empenhei nesta matéria, tendo tido diversas reuniões em Lisboa. Creio que será um fator decisivo para acabar com a falta de segurança e tranquilidade em áreas específicas de Albufeira”, afirmou.
Antero Luís, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, tornou público que aprova “a instalação e o funcionamento de um sistema de videovigilância, composto por 65 câmaras, no município de Albufeira (…), com o fim de proteção da segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, e prevenção da prática de crimes, em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência e a prevenção de atos terroristas”.
O sistema de videovigilância abrange as zonas da chamada “baixa da cidade”, bem como a rotunda das Três Palmeiras, rotunda junto ao INATEL, avenida Sá Carneiro, rotunda do Globo e rotunda dos Descobrimentos.
De acordo com o despacho do secretário de Estado, o sistema de videovigilância deve ser operado de forma a “garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e segurança, dando integral cumprimento às disposições legais aplicáveis”.
Atualmente, o município encontra-se a terminar os procedimentos a fim de proceder à abertura do concurso internacional para a aquisição dos equipamentos. “Iremos executar com a máxima brevidade possível este concurso, no sentido de dar início à instalação deste equipamento, que será um grande passo para a segurança pública em Albufeira”, conclui o autarca.