A Câmara de Albufeira vai investir um milhão de euros numa intervenção na Praia do Peneco, empreitada que prevê a estabilização da arriba e a requalificação do acesso e envolvente daquela zona balnear, foi esta quinta-feira divulgado.
Em comunicado, a autarquia refere que a intervenção, que arrancou esta semana e deverá estar concluída no espaço de três meses, compreende a requalificação de muros e escadaria de acesso à praia e a estabilização da arriba da Praia do Peneco, entre outros trabalhos.
“Trata-se de um conjunto de intervenções, no valor de 1.002.508,35 euros, que compreendem a requalificação da escadaria da Praia do Peneco, com a correção de inclinações, patamares existentes, bem como a colocação de iluminação pública, zona com chuveiro e lava-pés, e estabilização da arriba, com recurso a pregagens”, lê-se na nota.
Com esta intervenção, o município “pretende melhorar a acessibilidade existente na escadaria de acesso à praia”, estando também prevista a implantação de um passadiço pela praia, entre o elevador e a escadaria, dotando o espaço de equipamentos de apoio.
Citado na nota, o presidente daquela autarquia do distrito de Faro, José Carlos Rolo, referiu que o objetivo é “criar condições para que os albufeirenses e turistas desfrutem ainda mais” da Praia do Peneco e área envolvente, “fomentando a mobilidade sustentável e segura”.
“São obras fundamentais para potenciarmos este espaço emblemático de Albufeira, que há muito carecia de uma intervenção profunda. Com esta requalificação pretende-se criar condições para que os albufeirenses e turistas desfrutem ainda mais deste espaço público”, notou.
Até à conclusão da obra, prevista para fevereiro de 2022, as acessibilidades pedonais e viárias à zona estarão condicionadas.
A escadaria de acesso à praia estará fechada ao público, com possibilidade de acesso através de elevador, escadas do elevador ou pelo túnel.
A entrada de viaturas das obras será feita pelo areal e pela Rua Latino Coelho, “pelo que os munícipes deverão ter atenção ao estacionamento nos dias em que ocorrem ações de betonagem ou chegada de materiais”, nos quais não será possível estacionar.