No próximo sábado, pelas 21.30 horas, a Igreja da Misericórdia, em Tavira, é palco de um concerto que conta com a participação do Grupo Coral “Tavira”, do professor e pianista João António de Almeida e do jovem pianista Marcelo Montes.
O evento é organizado pelo Núcleo de Tavira da Associação José Afonso (AJA), que pretende com este concerto “promover a difusão da obra de José Afonso mediante uma iniciativa artística de carácter local, praticando, mais uma vez, a cooperação interassociativa”.
A entrada custa três euros e as reservas podem ser feitas através do email: [email protected].
De salientar o apoio da Câmara de Tavira, Junta de Freguesia e Misericórdia de Tavira.
Grupo Coral “Tavira”
O Grupo Coral “Tavira”, coro polifónico misto a quatro vozes, fez a sua primeira apresentação em Dezembro de 1990, sob a regência do seu fundador, o professor Francisco Ramos. Foi também dirigido pelo maestro Johan Jansonius até ao final de 1997.
Presentemente, a direcção artística está a cargo do professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, jovem maestro que tem dinamizado o Grupo. Desde 1999 conta também com a participação do professor João António Baptista de Almeida, como pianista e director artístico.
Ao longo dos seus 26 anos, actuou em muitas localidades do Algarve e também em Espanha, tendo organizado nos últimos anos três Encontros de Coros da Cidade de Tavira, contando nas duas primeiras edições com a Orquestra do Algarve, sob a direcção do maestro Cesário Costa.
Do seu repertório fazem parte composições populares e eruditas de compositores portugueses e estrangeiros.
João António Baptista de Almeida
Iniciou os seus estudos aos cinco anos. Em 1972 ingressou no Conservatório Regional do Algarve, tendo estudado, entre outros, com as professoras Maria Campina e Célia Magalhães.
Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu, em 1981, o Curso Superior de Piano, na classe do Prof. Adriano Jordão, com a classificação de 19 valores.
De 1981 a 1985, frequentou a classe de Piano dos Professores Eric Heidsieck e Danièle Renault-Fasquelle, no Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon.
Desde 1985 pertence ao corpo docente do Conservatório Regional do Algarve, do qual foi Director Pedagógico.
É professor da Academia de Música de Tavira e tem acompanhado o Grupo Coral “Tavira” desde 1999.
Marcelo Montes
O jovem músico estudou piano no conservatório de Vila Real de Santo António entre 2009 e 2013. Após uma pausa de dois anos, retomou os estudos, tendo participado em master classes, em Lagoa, Portimão e Lagos. Tem um vasto repertório, que inclui composições da sua autoria.