A GNR de Viana do Castelo desenvolveu uma ação de sensibilização e fiscalização, com o nome “Recolhimento geral”,que decorreu durante a tarde de domingo. O objetivo era controlar o tráfego da população.
Apesar dos militares notarem a diminuição do trânsito, revelam que ainda existe algum movimento nesta altura que poderia ser evitado. Referem, contudo, que o mais comum são pessoas a ir às compras, que é uma das poucas atividades em que estamos autorizados a sair de casa.
A noticia foi acompanhada pelo Jornal de Noticias, que conta que foram encontradas famílias inteiras dentro dos carros. A conclusão destas saídas, foi que poderia só ter saído um dos membros. É importante que a população perceba que não são permitidas saídas em grupo (sem um motivo válido) neste momento.
Ainda assim, o balanço foi positivo e os militares revelaram que as pessoas que saíram de casa tinham essa necessidade e estavam dentro da lei, a maioria estava sozinha ou com um só acompanhante. As ordens do estado de emergência parecem estar a ser cumpridas na zona de Viana do Castelo.