Há uma frota de 193 novos autocarros elétricos prestes a arrancar pelas estradas de várias cidades portuguesas, mas fora das zonas metropolitanas de Lisboa e do Porto. O Ministério do Ambiente informou que os fundos europeus vão permitir apoiar a compra de autocarros elétricos por empresas que prestam serviços de transporte coletivo em Faro, Aveiro, Coimbra, Braga e Guimarães, mas também em territórios com mais baixa densidade populacional, como Fornos de Algodres, Almodôvar, Castro Verde ou Vila Velha de Ródão.
Os 32 projetos que foram aprovados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) mobilizam um total de 50,9 milhões de euros de fundos comunitários para a aquisição destes autocarros que prestarão serviço fora das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Juntamente com a aquisição destes autocarros vai ser apoiada a instalação de 136 postos de carregamento para as frotas limpas de transportes públicos. Estes projetos permitirão uma diminuição anual estimada de 8,27 toneladas de dióxido de carbono.
De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério do Ambiente às redações, com este terceiro programa de apoio às frotas rodoviárias sustentáveis, o PO SEUR já destinou 110 milhões de euros de fundos de coesão aos autocarros limpos, permitindo a aquisição de 893 unidades.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL