O terceiro volume da coleção “Guias de Vinho das Regiões Vitivinícolas de Portugal” já se encontra disponível. Depois das regiões da Madeira e do Dão, chegou a vez de rumar a sul, para documentar o renascimento dos vinhos algarvios, através do Guia de Vinhos da Região do Algarve, lançado por Luís Gradíssimo durante o mês de abril.
Este guia apresenta-se como uma das mais abrangentes mostras do potencial vínico do Algarve, avaliando 126 vinhos de 26 produtores diferentes. Com pouco mais de 700 hectares de vinha, esta diversidade torna a região particularmente rica e representativa no panorama nacional.

Segundo Luís Gradíssimo, o Algarve é atualmente “uma região cheia de diversidade, que nos leva à produção de perfis bastante diferenciados, não só pela diversidade de castas, mas também pelos diferentes processos, afirmando-se como uma região emergente no mapa vínico nacional, surpreendendo cada vez mais os consumidores e profissionais com vinhos de qualidade, identidade e expressão territorial”.
Esta edição do guia, que contou com o apoio logístico da Comissão Vitivinícola do Algarve, destacou os melhores vinhos tintos e brancos da região. Entre os tintos, o TOP foi muito competitivo, com cinco vinhos a atingirem 18 pontos ex aequo: Arvad 2020 tinto Touriga Nacional, Marchalégua 2014 tinto Vinhas Velhas, Morgado do Quintão 2023 tinto Clarete, Quinta da Penina 2020 tinto Negra Mole e Tesouro 2020 tinto Sousão.
Nos brancos, o destaque recaiu no Herdade Barranco do Vale 2021 Antão Vaz Reserva, também com 18 pontos, conquistando o primeiro lugar. A inovação também foi valorizada, com a inclusão de duas tabelas dedicadas a vinhos “fora-da-caixa”, tanto brancos como tintos. É ainda possível consultar os TOP de vinhos brancos e tintos até 10€, bem como uma tabela exclusiva dedicada aos melhores rosés da região, liderada pelo Arvad 2023 rosé Negra Mole, igualmente classificado com 18 pontos.

Para cada vinho avaliado, o guia fornece informações detalhadas sobre o ano de colheita, castas utilizadas, notas de vinificação e dados analíticos como o teor alcoólico, açúcar residual e acidez. A publicação pretende ser uma ferramenta prática para profissionais da hotelaria, restauração e enotecas, além de uma fonte de consulta acessível ao consumidor final, permitindo escolhas mais esclarecidas e informadas.
O Guia de Vinhos está já disponível em formato físico na Amazon, com um valor de lançamento de 13,24€, podendo ser adquirido através do link: https://www.amazon.es/dp/989354663X.
O mesmo guia, em formato digital, está disponível para os subscritores pagos da página luisgradissimo.com.
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes