Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ruínas Romanas de Milreu. Foto DR
Algarve, Cultura

Vila Romana de Milreu e outros tesouros algarvios no centro das Jornadas do Património

Património europeu em foco: Algarve oferece visitas inéditas e atividades gratuitas nas Jornadas do Património

09:13 12 Setembro, 2025 09:14 12 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As Jornadas Europeias do Património (JEP) começam esta sexta-feira, em todo o país, e incluem este ano visitas inéditas a obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a organização do evento de caráter europeu.

Até ao próximo dia 21, as jornadas vão decorrer sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, segundo o instituto público do Património Cultural (PC-IP), responsável pela coordenação em Portugal.

Está ainda prevista a abertura ao público do Arquivo de Património Arquitetónico no Forte de Sacavém, bem como centenas de iniciativas locais de autarquias e associações, universidades, centros de investigação, museus, entre outras entidades públicas e privadas.

A edição de 2025 coincide com o 50.º aniversário do Ano Europeu do Património Arquitetónico, lançado em 1975 pelo Conselho da Europa, e pretende assinalar a arquitetura enquanto testemunho artístico, técnico e identitário, sublinha o PC-IP.

O objetivo é sensibilizar o público para a importância do envolvimento de toda a sociedade na proteção e valorização do património cultural europeu.

Entre 17 e 20 de setembro, aquele organismo do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto promove a iniciativa “Património Cultural PRR: Entre na obra”, que abre ao público, pela primeira vez, os bastidores de 18 das 85 intervenções financiadas pelo PRR, num investimento total de cerca de 241 milhões de euros, neste setor.

As visitas, sujeitas a inscrição prévia e realizadas em pequenos grupos, serão conduzidas por técnicos dos próprios monumentos e pelo Departamento de Projetos e Obras do PC-IP, para que o público tenha oportunidade de conhecer de perto trabalhos de conservação e restauro, arquitetura, engenharia e arqueologia.

O programa abrange obras em curso em monumentos inscritos na lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o Convento de Cristo, em Tomar, e o Mosteiro da Batalha.

Estão também previstas visitas a obras do PRR em museus nacionais como o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, em monumentos como o Castelo de Pinhel, o Mosteiro de Tibães e a Igreja da Senhora das Salvas, em Sines, além dos Teatros Nacionais.

Trata-se da primeira grande ação pública de divulgação da Medida PRR C04-i02-m01 (requalificação e conservação de museus, monumentos e palácios públicos e construção do Arquivo Nacional do Som) e da Medida PRR C04-i02-m02 (requalificação dos Teatros Nacionais), assinala o PC-IP.

A iniciativa conta com o apoio da empresa Museus e Monumentos de Portugal, do Organismo de Produção Artística (OPART), do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, da Associação de Turismo de Lisboa, dos municípios e das empresas adjudicatárias das respetivas obras do PRR.

Num segundo eixo da programação, o Forte de Sacavém abrirá as portas do Arquivo de Património Arquitetónico, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, dando acesso a “um dos mais relevantes acervos arquivísticos nacionais” através de três palestras e duas visitas guiadas, sempre enquadradas no tema das JEP 2025.

Além destas ações, as Jornadas Europeias do Património são assinaladas em todo o país com centenas de atividades gratuitas, promovidas pelos equipamentos culturais sob tutela do PC-IP e por entidades parceiras.

Entre os locais envolvidos contam-se a Área Arqueológica do Freixo, Tongobriga, no concelho de Marco de Canavezes, a Vila Romana de Milreu, em Faro, o Sítio Arqueológico de São Cucufate, na Vidigueira, no distrito de Beja, o Santuário de Panóias, em Vila Real, o Mosteiro de Arouca, no disrito de Aveiro, o Mosteiro de Tibães, em Braga, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

A organização informa que algumas atividades requerem inscrição prévia, mas todas têm entrada gratuita.

As JEP, lançadas em 1999 como iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são atualmente o evento cultural mais celebrado e partilhado no continente, com mais de 70 mil iniciativas anuais, em mais de 50 países.

Em 2024, as JEP decorreram sob o tema “Rotas, Redes e Conexões” e organizaram cerca de 500 atividades em todo o país.

Leia também: Há um novo feriado nacional a caminho e este será o dia

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Praia do Peneco, em Albufeira.
Algarve Economia

Ingleses são os que gastam mais dinheiro em Portugal e a maioria das compras são feitas no Algarve

09:20 10 Agosto, 2026 08:41 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Dados do Turismo de Portugal mostram que os ingleses lideraram os gastos com cartões estrangeiros, sobretudo no Algarve

Zoomarine recebe tartaruga de 120 quilos para reabilitação.
Algarve Animais

Duas tartarugas marinhas voaram na TAP entre Dublin e Lisboa para serem reabilitadas no Algarve no Zoomarine

08:20 10 Agosto, 2026 08:04 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Molly e Frankie viajaram entre Dublin e Lisboa na TAP antes de seguirem para o centro de reabilitação do Zoomarine, no Algarve

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Opinião

Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:10 10 Agosto, 2026 12:15 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Importa lembrar que não existem pais perfeitos, nem filhos perfeitos, e que as férias naturalmente também podem trazer cansaço, impaciência e desafios"

Fachada ALDI. Crédito: DR
Economia Nacional

ALDI abre novo supermercado em Portugal já esta semana e oferece vale de 5 euros aos clientes: conheça a localização

16:30 10 Agosto, 2026 13:58 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O novo supermercado ALDI cria 20 postos de trabalho e haverá uma oferta especial para quem fizer compras no dia da inauguração

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Algarve Desporto Mundo

Dois algarvios ajudam Portugal a conquistar Mundial de Seniores de ténis

16:19 10 Agosto, 2026 16:23 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo Nicau e José Ricardo Nunes fizeram parte da equipa portuguesa de +40 que derrotou Espanha por 2-1 e conquistou um título mundial inédito

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Praia do Peneco, em Albufeira.
Algarve, Economia

Ingleses são os que gastam mais dinheiro em Portugal e a maioria das compras são feitas no Algarve

09:20 10 Agosto, 2026 08:41 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Dados do Turismo de Portugal mostram que os ingleses lideraram os gastos com cartões estrangeiros, sobretudo no Algarve

Zoomarine recebe tartaruga de 120 quilos para reabilitação.
Algarve, Animais

Duas tartarugas marinhas voaram na TAP entre Dublin e Lisboa para serem reabilitadas no Algarve no Zoomarine

08:20 10 Agosto, 2026 08:04 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Molly e Frankie viajaram entre Dublin e Lisboa na TAP antes de seguirem para o centro de reabilitação do Zoomarine, no Algarve

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Opinião

Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:10 10 Agosto, 2026 12:15 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Importa lembrar que não existem pais perfeitos, nem filhos perfeitos, e que as férias naturalmente também podem trazer cansaço, impaciência e desafios"

Fachada ALDI. Crédito: DR
Economia, Nacional

ALDI abre novo supermercado em Portugal já esta semana e oferece vale de 5 euros aos clientes: conheça a localização

16:30 10 Agosto, 2026 13:58 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O novo supermercado ALDI cria 20 postos de trabalho e haverá uma oferta especial para quem fizer compras no dia da inauguração

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Algarve, Desporto, Mundo

Dois algarvios ajudam Portugal a conquistar Mundial de Seniores de ténis

16:19 10 Agosto, 2026 16:23 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo Nicau e José Ricardo Nunes fizeram parte da equipa portuguesa de +40 que derrotou Espanha por 2-1 e conquistou um título mundial inédito

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • ALDI abre novo supermercado em Portugal já esta semana e oferece vale de 5 euros aos clientes: conheça a localização
    ALDI abre novo supermercado em Portugal já esta semana e oferece vale de 5 euros aos clientes: conheça a localização
  • Dois algarvios ajudam Portugal a conquistar Mundial de Seniores de ténis
    Dois algarvios ajudam Portugal a conquistar Mundial de Seniores de ténis
  • Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região
    Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região
  • “Tive de pagar mais 7.000€”: gerente de bomba de gasolina revela o que acontece quando os combustíveis sobem
    “Tive de pagar mais 7.000€”: gerente de bomba de gasolina revela o que acontece quando os combustíveis sobem
  • Resíduos: PSD Algarve apoia investimento que pode chegar aos 300 milhões de euros
    Resíduos: PSD Algarve apoia investimento que pode chegar aos 300 milhões de euros

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento