Já se encontra disponível o VII volume da monumenta de Vila Real de Santo António “Memórias & Documentos”, organizada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, António Horta Correia.
Este sétimo volume é uma biografia, elaborada a partir de uma recolha documental, de João de Deus Guimarães, notável jornalista e político, nascido em Vila Real de Santo António em 8 de Janeiro de 1860, sendo irmão da poetisa Luthgarda Guimarães de Caires.
Este jornalista foi redator ou diretor dos jornais “A Correspondência” (1893), “O Tempo” (1894), “O Portugal” (1900), “O Progresso” (1900), “O Intransigente” (1910). Político Republicano, em 1909, sob pseudónimo de João Diabo, publicou o manifesto político “Carta a El-Rei”.
“Por divergências e perseguições políticas foi forçado a emigrar algumas vezes, para diversos países da Europa e da América. Colaborou com Sidónio Pais e integrou o grupo fundador do movimento de 28 de Maio de 1926”, refere a Arandis Editora em comunicado.
Com a edição desta obra, pela Arandis Editora, o autor resgata a memória de um notável algarvio que ficou aprisionado nas brumas do esquecimento, apresentando-nos mais de 300 páginas de informações e documentos nunca antes compilados.
António Horta Correia, nasceu em Vila Real de Santo António em 21 de Julho de 1932. Licenciado em Finanças, exerceu a sua atividade profissional em empresas do sector das conservas de peixe. Foi professor, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, vereador e presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Nas últimas décadas tem-se dedicado à investigação histórica local e à genealogia, tendo produzido um vasto conjunto de obras, que já constituem bibliografia obrigatória para quem se dedica à história, não só de Vila Real de Santo António, como de todo o Algarve.
A obra poderá ser adquirida aqui.
Leia também: Esta vila algarvia foi eleita pelos espanhóis um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês