Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Nacional

Vila Real de Santo António vai prosseguir “luta” para por fim aos parquímetros

Tribunal tomou agora uma decisão a favor da empresa, sobre a resolução do contrato apresentada pelo município de Vila Real de Santo António

14:20 7 Março, 2024 14:20 7 Março, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara de Vila Real de Santo António vai “continuar a lutar pelo fim da concessão” de estacionamento tarifado, depois de o tribunal ter aceitado uma providência cautelar suspensiva da concessionária, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da autarquia.

A autarquia recordou que pediu, em março de 2023, a resolução do contrato celebrado com a ESSE – Estacionamento à Superfície e Subterrâneo, SA, alegando “violação grosseira das obrigações contratuais por parte da concessionária”, mas a empresa interpôs uma providência cautelar a pedir a sua suspensão, até haver uma decisão final sobre a ação principal.

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Loulé tomou agora uma decisão a favor da empresa, aceitando o pedido da ESSE para suspender os efeitos da resolução do contrato apresentada pelo município, até que haja uma decisão final sobre o pedido de resolução.

“O município de Vila Real de Santo António vai continuar a desenvolver todos os esforços na defesa do fim do contrato de concessão do estacionamento tarifado no concelho. A resolução do contrato foi determinada pela violação grosseira das obrigações contratuais por parte da concessionária”, assegurou a autarquia, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A mesma fonte reconheceu que a decisão do TAF de aceitar a suspensão da decisão de resolução do contrato de concessão e manter a concessão constitui “um revés significativo para os interesses” do município, mas sublinhou que a mesma só tem efeitos até à tomada de uma “decisão final” sobre a legalidade da resolução do contrato pedida pela autarquia.

“A resolução imediata do contrato de concessão do estacionamento tarifado é urgente e necessária para defender os interesses da autarquia e da sua população, pelo que o município irá continuar a utilizar todas as vias legais e administrativas para alcançar este objetivo, nomeadamente através da interposição de recurso judicial face à decisão proferida pelo TAF de Loulé”, posicionou-se o presidente daquela Câmara do distrito de Faro, Álvaro Araújo, citado na nota.

A autarquia salientou que a decisão “diz apenas respeito à providência cautelar que a empresa ESSE intentou contra a autarquia vila-realense” no sentido de suspender os efeitos da resolução do contrato, aprovada em março de 2023 por uma deliberação da Assembleia Municipal, que encarregava a Câmara de avançar com essa ação.

“E desta decisão judicial de caráter cautelar o município vai interpor recurso, fazendo uso desta via judicial com vista a reverter, para si, a gestão do estacionamento público”, anunciou a mesma fonte.

A ESSE, que ganhou em 2015 a concessão do estacionamento tarifado em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, por 30 anos, contestou o pedido de resolução de contrato apresentado pela Câmara algarvia, e o tribunal tem agora de se pronunciar sobre a legalidade da decisão do município.

“Nesta ação, nenhuma decisão judicial foi ainda proferida, sendo que a Câmara Municipal aguardará então pelo normal desenrolar do processo referente ao fim da concessão e entende que, nesse âmbito, será acolhida a justeza dos seus argumentos para terminar com um contrato no âmbito do qual a concessionária incumpriu, forma grosseira, com as suas obrigações contratuais, com a inerente lesão dos interesses da população e do concelho”, argumentou.

Entre os incumprimentos apontados pelo município estão a falta de informação e resposta da empresa aos pedidos de monitorização e fiscalização do contrato em vigor, que foi aprovado durante a gestão municipal do PSD (2005 a 2021), ano em que o atual executivo presidido por Álvaro Araújo (PS) tomou posse.

Leia também: Esta ilha do Algarve é considerada as “Maldivas portuguesas”

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Algarve Desporto Europa

Algarve supera Gotemburgo por 4-1 na UEFA Regions Cup

09:02 8 Setembro, 2026 09:06 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um empate a um ao intervalo deu lugar a uma vitória clara do Algarve por 4-1 diante da seleção de Gotemburgo na Suécia

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Cultura Opinião

Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos

07:30 8 Setembro, 2026 18:52 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos percorre as memórias de Lea Ypi, onde a história de uma família se confunde com a transformação radical da Albânia

Economia Europe Direct Algarve

Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira

07:54 8 Setembro, 2026 07:54 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promoveu em Tavira um debate sobre novas oportunidades para os produtos regionais sem perder os saberes tradicionais

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Economia Europa Nacional

Segurança Social avisa: estes pensionistas têm até 15 de setembro para evitar a suspensão da pensão

16:10 7 Setembro, 2026 16:06 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas portugueses residentes em sete países têm poucos dias para cumprir uma obrigação anual

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Algarve, Desporto, Europa

Algarve supera Gotemburgo por 4-1 na UEFA Regions Cup

09:02 8 Setembro, 2026 09:06 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um empate a um ao intervalo deu lugar a uma vitória clara do Algarve por 4-1 diante da seleção de Gotemburgo na Suécia

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Cultura, Opinião

Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos

07:30 8 Setembro, 2026 18:52 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos percorre as memórias de Lea Ypi, onde a história de uma família se confunde com a transformação radical da Albânia

Economia, Europe Direct Algarve

Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira

07:54 8 Setembro, 2026 07:54 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promoveu em Tavira um debate sobre novas oportunidades para os produtos regionais sem perder os saberes tradicionais

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Economia, Europa, Nacional

Segurança Social avisa: estes pensionistas têm até 15 de setembro para evitar a suspensão da pensão

16:10 7 Setembro, 2026 16:06 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas portugueses residentes em sete países têm poucos dias para cumprir uma obrigação anual

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Algarve supera Gotemburgo por 4-1 na UEFA Regions Cup
    Algarve supera Gotemburgo por 4-1 na UEFA Regions Cup
  • Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro
    Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro
  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela
    Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela
  • Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal
    Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal

Opinião

  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
  • Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
    Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento