A Câmara de Vila do Bispo vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras com um percurso pedestre interpretativo pelo património e uma visita guiada ao museu municipal, no dia 01 de dezembro.
O percurso, que vai decorrer entre as 15:00 e as 17:00, visa mostrar o património natural e cultural do concelho.
A iniciativa dará a conhecer Vila do Bispo nas suas diversas perspetivas e dimensões: naturais, culturais, materiais e imateriais. Explorando assim o enquadramento paisagístico, as estruturas geológicas, as arquiteturas e a evolução urbanística, os moinhos do Celeiro do Algarve, a antiga rede de abastecimento de água, a Arte Pública, as tradições etnografias e diversas curiosidades locais, indicou a autarquia em comunicado.
As iniciativas são de participação gratuita e limitadas a 15 pessoas, mas com inscrições obrigatórias até ao dia 18 de novembro, através de um endereço de correio eletrónico ([email protected]).
O Dia Internacional das Cidades Educadoras comemora-se em 30 de novembro, decorrendo este ano sob o lema “A cidade educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”.
Vila do Bispo integra, desde setembro de 2019, a Associação Internacional das Cidades Educadoras e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras a qual conta, atualmente, com 96 municípios do continente e regiões autónomas que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras.
A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos