O Jardim dos Sentidos, na freguesia da Guia, em Albufeira, vai ser o palco da primeira edição do Festival do Piripíri, entre 27 e 29 de setembro,
O evento organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com o Chef Nuno Bergonse e a Junta de Freguesia da Guia, celebra o famoso molho picante com uma programação diversificada, que inclui showcookings, workshops, concursos, música ao vivo e outras atividades que exploram o sabor e a versatilidade desta iguaria. Com entrada gratuita, o festival oferece uma experiência única, destacando a importância do molho de piripíri na gastronomia portuguesa.
A programação arranca no dia 27 de setembro, às 17:00, com um showcooking do Chef Glediston, seguido pela performance da Fanfarra Bizarra. Ainda no primeiro dia, os visitantes podem assistir ao showcooking da chef Noélia Jerónimo, às 19:00, e à Noite de Fados, com Manelito e Viola Paulo Feteira na guitarra portuguesa e as vozes de Ana Valentim e Luís Manhita, às 20:30.
A finalizar a noite, o barman Francisco Guilherme conduz um workshop de cocktails picantes, onde ensina a criar bebidas únicas com um toque de malagueta.
No segundo dia, sábado, o festival abre portas às 12:00 e prolonga-se até à meia-noite. Um dos destaques é o “Workshop de Temperos e Especiarias Picantes”, conduzido pelo chef Renato Bonfim, às 16:00.
Uma hora mais tarde, estreia-se o concurso “Desafio Picante”, um momento de diversão e competição para os mais corajosos. No mesmo dia, o Chef Pasteleiro Clayton Ferreira apresenta um showcooking dedicado aos chocolates com malagueta, numa combinação arrojada que desafia os sentidos.
A Orquestra Improvável e o concerto de Ritiele Cunha fecham com chave de ouro a programação do dia.
O último dia do Festival, a 29 de setembro, começa às 13:00 com a atuação dos Bejazz. Ao longo do dia, os visitantes podem assistir a vários showcookings com os chefs Nuno Bergonse, Bertílio Gomes e Celine, que irão partilhar segredos e técnicas para incorporar o piripíri nas suas criações gastronómicas. Um dos pontos altos do dia vai ser o Workshop “Natura”, onde os participantes vão aprender a plantar e cuidar das suas próprias plantas de piripíri. A encerrar o evento, às 20h30, sobem ao palco os Rastolhice.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “o Festival do Piripíri é uma oportunidade única para descobrir novos pratos, aprender técnicas de cozinha e, claro, saborear os melhores picantes em boa companhia”.
José Carlos Rolo considera que “o Festival é um tributo a um dos condimentos mais usados na gastronomia do nosso concelho”, especialmente quando falamos do famoso Frango da Guia. O autarca sublinha, ainda, “que esta primeira edição é mais que uma celebração gastronómica, considerando o evento como um contributo para impulsionar a economia local, fora da época alta”.
Leia também: Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite pagar comissões desnecessárias