Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Museu Municipal de Tavira.
Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria. Crédito: Varela | CMT
Algarve, Cultura

“Uma Árvore” leva arte, ciência e território ao Museu Municipal de Tavira

Mostra parte de três anos de investigação em torno de uma alfarrobeira com mais de 600 anos, em Moncarapacho

14:27 29 Junho, 2026 14:29 29 Junho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria inaugura, no dia 4 de julho, pelas 16:00, a exposição “Uma Árvore”, da autoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, com curadoria de Ana Anacleto.

A mostra poderá ser visitada até 24 de outubro, de terça-feira a sábado, entre as 10:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Segundo o Município de Tavira, “Uma Árvore” é o resultado de três anos de investigação e criação em torno da Alfarrobeira da Quinta da Parra, em Moncarapacho, uma árvore com mais de 600 anos, classificada como Árvore de Interesse Público pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Exposição propõe experiência imersiva em torno da alfarrobeira

A partir de vários períodos de residência artística no local, com recolha de imagens, sons, materiais e narrativas, Daniel Moreira e Rita Castro Neves conceberam salas-ambiente que propõem ao visitante uma experiência incorporada e imersiva.

De acordo com a autarquia, a exposição “articula fenómenos naturais, ancestralidade, conhecimento científico, memória coletiva e cultura animista”, partindo de uma leitura holística sobre as possibilidades de sobrevivência integrada daquela paisagem.

Na mostra convergem ainda aspetos políticos e socioeconómicos, práticas vernaculares e o potencial especulativo da arte no encontro com o território, numa abordagem que cruza criação artística, investigação, documentação e reflexão ambiental.

A prática de Daniel Moreira e Rita Castro Neves é marcada por uma atenção particular aos contextos rurais e às ecologias locais, valorizando o património natural e observando as relações entre as várias comunidades que o compõem.

Artistas cruzam território, ciência e criação contemporânea

Daniel Moreira é licenciado em Arquitetura e iniciou, em 2000, um percurso multidisciplinar entre a arquitetura e as artes plásticas. Rita Castro Neves concluiu o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co, em Lisboa, e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art, em Londres, desenvolvendo atividade nas áreas da performance, docência e curadoria.

Com percursos artísticos autónomos, os dois artistas começaram a trabalhar em colaboração em 2015, desenvolvendo um projeto prolongado a partir da natureza. Através do desenho, fotografia, som, vídeo e performance, refletem sobre colaboração artística, território, ciência, escala e percurso.

Em 2020, concluíram o projeto de recuperação da Escola de Macieira, uma antiga escola primária na Serra de São Macário, na Beira Alta, onde desenvolvem investigação sobre cultura serrana, natureza, ecologia, biopolítica e preservação ambiental. No Porto, mantêm desde 2021 o projeto de arte postal Caixa de Correio.

A curadora Ana Anacleto é licenciada em Escultura e pós-graduada em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Curadora independente desde 2003, tem desenvolvido projetos curatoriais e editoriais para museus e instituições nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas junto do Museu Municipal de Tavira, através do telefone 281 320 540 ou do e-mail [email protected].

Leia também: Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve Economia Edição Papel Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Kazuo Ishiguro: escrever sobre um mundo de outrora e um amanhã | Por Paulo Serra

07:30 6 Novembro, 2026 19:52 2 Novembro, 2026

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Mulher no médico.
Nacional Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve, Economia, Edição Papel, Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Kazuo Ishiguro: escrever sobre um mundo de outrora e um amanhã | Por Paulo Serra

07:30 6 Novembro, 2026 19:52 2 Novembro, 2026

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve, Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve, Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Mulher no médico.
Nacional, Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Camião fica entalado numa curva no Gerês
    Camião fica entalado numa curva no Gerês
  • Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
    Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
  • Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
    Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
  • Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
    Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
  • São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
    São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação

Opinião

  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende
    O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal