A Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve vai participar no XI Certamen de Tunas Internacional em Aguascalientes, que terá lugar nos próximos dias 1 e 2 de novembro.
Esta participação resulta de um convite da Tuna de la Benemérita Universidad Autónoma de Aguascalientes, organizadora do festival no âmbito das grandiosas celebrações do Dia dos Mortos.
O certame insere-se no Festival Cultural Calaveras, um dos maiores e mais emblemáticos eventos do país, que espera receber mais de 375 mil visitantes, incluirá mais de 600 atividades, destacando-se o pasacalles pelas ruas da cidade, serenatas e um espetáculo cultural de grande impacto, nos quais a Versus Tuna terá o privilégio de participar.
A Versus Tuna é a única representante de Portugal neste certame, que contará com a participação de tunas do México e do Chile.
“Ao levar a música e a tradição académica algarvia a este importante palco, contribuir-se-á para o reforço dos laços culturais entre Portugal e o México, promovendo simultaneamente o nome da nossa universidade e região a nível internacional”, salienta a Versus Tuna.
“Atuar neste evento único será um privilégio inigualável, permitindo partilhar a identidade musical com um público internacional. Mais do que uma simples competição, esta viagem representará uma celebração da herança académica e um marco memorável que ficará gravado na história da Versus Tuna”, acrescenta.
A tour terá início no dia 26 de outubro e prolongar-se-á até 8 de novembro, passando por várias localidades e explorando a riqueza cultural, histórica e artística do México.
Esta jornada será uma oportunidade de aprendizagem, troca de experiências e criação de memórias inesquecíveis para todos os envolvidos.
A Versus Tuna agradece “às entidades públicas e privadas que tornaram possível esta viagem. Com orgulho, será levado o nome de Portugal, do Algarve, e da Universidade do Algarve ao México, contribuindo para a preservação e promoção das tradições académicas num dos eventos culturais mais importantes da América Latina”.
Leia também: Saiba como pode reformar-se mais cedo e sem penalizações na pensão