Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Tomás Alonso com Miguel Oliveira. Crédito: Nuno Veiga | Lusa
Algarve, Desporto

Tomás Alonso quer seguir exemplo de Miguel Oliveira em Portimão

Jovem piloto estreia-se em Portimão e admite inspiração em Miguel Oliveira, sonhando seguir o seu percurso no motociclismo

11:06 27 Março, 2026 11:16 27 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A competir na nova categoria de suporte do Mundial de Superbikes, o piloto português Tomás Alonso assume ambição de acompanhar de perto a prestação de Miguel Oliveira no circuito de Portimão e revela o objetivo de seguir um percurso semelhante no motociclismo.

O jovem piloto afirma que pretende “deitar o olho” à prova do compatriota e admite que sonha “seguir-lhe as pisadas” na disciplina.

“A história do Miguel até chegar ao MotoGP é lindíssima e gostava bastante de um dia poder lá chegar ou fazer algo equivalente ao que ele conseguiu fazer pelo motociclismo português”, afirmou à agência Lusa o jovem piloto.

Aos comandos de uma Yamaha YZF-R7, Tomás Alonso, de 23 anos, integra a Miguel Oliveira Team na nova categoria Sportbike, cuja ronda inaugural decorre até domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Inspiração em Miguel Oliveira

“Quando era na MotoGP, estava sempre de olho e não estava lá, então, agora, estando algumas boxes ao lado, vou estar sempre em cima do acontecimento”, realçou, admitindo a possibilidade de Miguel Oliveira lhe dar alguns conselhos ao longo da temporada.

No que se refere à categoria em que vai competir, Tomás Alonso diz ter expetativas altas, apesar de ter tido o primeiro contacto com a moto e a equipa na passada segunda-feira, durante testes no Autódromo Internacional do Algarve.

“Acho que criámos uma boa ligação”, assinala o tricampeão nacional da categoria Supersport 300, em 2020, 2021 e 2022, e campeão em Espanha da mesma categoria, em 2024.

Longe de ser novato nestas ‘andanças’, já que conta com participações esporádicas na categoria que foi este ano substituída pela Sportbike, o piloto português admite que não sabe tudo e espera crescer na modalidade.

“Mas o objetivo passa sempre por estar dentro dos pontos, dentro do top 10, e o que vier a mais será bem-vindo”, frisou, apesar de reconhecer a imprevisibilidade da nova categoria: “É tudo muito novo para todos, não sabemos bem o que cada marca é capaz de dar, os testes foram um bocado complicados e há cilindradas diferentes”.

Portimão recebe etapa do Mundial de Superbikes

O Autódromo Internacional do Algarve será palco, este fim de semana, da segunda ronda do Mundial de Superbikes, com Miguel Oliveira (BMW) à procura de fazer história, caso seja o primeiro português a vencer uma corrida deste campeonato do mundo para motas derivadas de série.

O piloto natural de Almada, de 31 anos, já venceu no Autódromo Internacional do Algarve, em 2020, mas então aos comandos de uma KTM do Mundial de MotoGP.

Caso vença este fim de semana, Oliveira junta-se a nomes como Max Biaggi, Carlos Checa ou Troy Bayliss, que venceram provas nos dois campeonatos. Bayliss foi mesmo o único a fazê-lo no mesmo ano (2006). 

As motas saem para a pista na sexta-feira, num dia dedicado a treinos livres.

No sábado, disputa-se a qualificação e as primeiras corridas, a partir das 12:00.

O domingo é reservado às corridas de superpole, de manhã, e às corridas principais, à tarde.

Leia também: Homem de 61 anos desaparecido após sair do Hospital de Faro

Auto Economia Nacional

Midas reforça posição no mercado com prémio de franchising emergente

11:50 17 Abril, 2026 11:56 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio nacional confirma crescimento da Midas Portugal no franchising e reforça posição da marca no setor automóvel em expansão

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia

Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe

12:00 17 Abril, 2026 11:46 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há mexidas à vista nos combustíveis e uma delas promete fazer diferença na carteira. Nem todos vão sentir o mesmo alívio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

11:14 17 Abril, 2026 11:14 17 Abril, 2026 | João Luís

Uma depressão vai trazer chuva intensa e vento forte a esta região de Portugal: saiba quando chega o mau tempo

Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Nacional Vida & Lazer

Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026

12:30 17 Abril, 2026 12:02 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Mais de dois milhões de passageiros foram afetados nos aeroportos portugueses no início de 2026, num cenário com várias perturbações no transporte aéreo

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Há novidades para beneficiários deste apoio da Segurança Social: veja se está nesta lista

09:00 17 Abril, 2026 02:02 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários deste apoio da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar

10:23 17 Abril, 2026 10:23 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa reforça contratação em Portimão com empregos estáveis, formação paga e salários até 20.915 euros anuais na nova loja

Algarve Cultura

Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro

12:40 17 Abril, 2026 12:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

25 anos da Biblioteca Municipal de Faro celebrados com música, contos e atividades que reforçam o papel na promoção da leitura

Opinião

Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos

09:30 17 Abril, 2026 09:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país que proclama a igualdade de oportunidades como princípio estruturante, o acesso a algo tão básico como uma creche arrisca-se a tornar-se contingente"

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Auto, Economia, Nacional

Midas reforça posição no mercado com prémio de franchising emergente

11:50 17 Abril, 2026 11:56 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio nacional confirma crescimento da Midas Portugal no franchising e reforça posição da marca no setor automóvel em expansão

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe

12:00 17 Abril, 2026 11:46 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há mexidas à vista nos combustíveis e uma delas promete fazer diferença na carteira. Nem todos vão sentir o mesmo alívio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

11:14 17 Abril, 2026 11:14 17 Abril, 2026 | João Luís

Uma depressão vai trazer chuva intensa e vento forte a esta região de Portugal: saiba quando chega o mau tempo

Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Nacional, Vida & Lazer

Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026

12:30 17 Abril, 2026 12:02 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Mais de dois milhões de passageiros foram afetados nos aeroportos portugueses no início de 2026, num cenário com várias perturbações no transporte aéreo

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Há novidades para beneficiários deste apoio da Segurança Social: veja se está nesta lista

09:00 17 Abril, 2026 02:02 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários deste apoio da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar

10:23 17 Abril, 2026 10:23 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa reforça contratação em Portimão com empregos estáveis, formação paga e salários até 20.915 euros anuais na nova loja

Algarve, Cultura

Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro

12:40 17 Abril, 2026 12:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

25 anos da Biblioteca Municipal de Faro celebrados com música, contos e atividades que reforçam o papel na promoção da leitura

Opinião

Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos

09:30 17 Abril, 2026 09:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país que proclama a igualdade de oportunidades como princípio estruturante, o acesso a algo tão básico como uma creche arrisca-se a tornar-se contingente"

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Últimas Notícias

  • Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro
    Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro
  • Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026
    Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026
  • Bernardo Pinheiro inicia época na GT Cup Europe em Portimão
    Bernardo Pinheiro inicia época na GT Cup Europe em Portimão
  • Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe
    Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe
  • Midas reforça posição no mercado com prémio de franchising emergente
    Midas reforça posição no mercado com prémio de franchising emergente
  • Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso
    Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

Opinião

  • Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
    Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal