“Sem margem para erro…” será o mote para as equipas que decidem os títulos do European Le Mans Series 2024, nos dias 18 e 19 de outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.
Numa grelha de partida com mais de quatro dezenas de carros, todas as quatro categorias deste competitivo campeonato vão decidir as suas coroas no final de quatro horas de prova que prometem ser “memoráveis e intensas”.
Na chegada a Portimão nenhuma equipa pode afirmar estar perto do título por força de diferenças pontuais entre os primeiros muito reduzidas.
Entre os LMP2, os protótipos mais potentes e rápidos do plantel, 25 pontos separam os quatro primeiros e se para os homens da IDEC Sport os 25 pontos de atraso tornam a tarefa quase impossível, mas matematicamente possível, os seis pontos que separam os pilotos da Inter Europol Competition dos líderes da AO by TF deixam tudo em aberto.
Na luta estão ainda os actuais terceiros classificados do campeonato, a Panis Racing, mas com 15 pontos de diferença ficam igualmente dependentes do resultado dos adversários.
Nos LMP2 Pro/Am, onde os pilotos profissionais se misturam com os amadores, as diferenças entre os primeiros são igualmente reduzidas. Apenas escassos dois pontos separam as duas primeiras equipas, a AF Corse na liderança e a Richard Mille by TDS no segundo posto.
Na lista dos candidatos está ainda a Algarve Pro Racing, actual terceira classificada e a Proton Competition no quarto posto a 17 pontos e por isso também a necessitar de maus resultados da concorrência para poder levar o título no final da prova algarvia.
Muito renhida está a luta pelo ceptro nos LMP3 e nesta classe em particular está um piloto algarvio envolvido nessa mesma luta, Bernardo Pinheiro.
Depois da vitória conseguida no Mugello o piloto de Portimão e o Team Virage regressaram em pleno à discussão pela primeira posição no campeonato e trazem para o derradeiro duelo apenas um ponto de diferença para os comandantes, os italianos da Eurointernational.
Mais renhida e certamente imprevisível será a luta pela vitória nos LMGT3 pois matematicamente são nove as formações que podem chegar ao primeiro lugar final.
A vantagem está do lado das duas primeiras equipas, a Kessel Racing e a Spirit of Le Mans, ambas com o mesmo número de pontos antes da ronda final do campeonato mas nenhuma destas duas se poderá distrair face aos adversários num pelotão sempre muito animado em todas as corridas e onde a boa forma da Kessel, que venceu as duas últimas corridas coloca sobre os checos maior dose de favoritismo.
O ‘cair do pano’ sobre o campeonato, visita regular ao Autódromo Internacional do Algarve desde 2017, promete ser assim bastante animado, com a velocidade e a estratégia a serem essenciais na diferença entre subir ao pódio e alcançar a glória naquele que é para as equipas de resistência o derradeiro degrau no acesso ao campeonato do mundo ou mesmo ás 24 Horas de Le Mans.
Os bilhetes para esta prova estão já à venda no site oficial do Autódromo Internacional do Algarve em: www.autodromodoalgarve.com
Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão