Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
The Modernist Weekend celebra a arquitetura modernista. Crédito: Reprodução do site da organização
Algarve, Cultura

“The Modernist Weekend” sai de Faro e chega a Olhão e Tavira pela primeira vez

Quinta edição do evento dedicado à arquitetura modernista ultrapassa as fronteiras de Faro e inclui percursos por Olhão e Tavira, de 6 a 8 de novembro

09:35 2 Novembro, 2026 09:45 2 Novembro, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Pela primeira vez desde a sua criação, o “The Modernist Weekend”, evento dedicado ao modernismo arquitetónico de Faro, vai alargar a programação a Olhão e Tavira. A quinta edição realiza-se entre 6 e 8 de novembro, anunciou a organização.

O crescimento do interesse pela iniciativa, lançada em 2022, esteve na origem da decisão de expandir o evento a outras localidades algarvias, explicou à agência Lusa o organizador Christophe de Oliveira.

“A nossa comunidade de apaixonados pelo movimento modernista foi crescendo, desde que lançámos este evento. Fomos sendo solicitados para várias oportunidades e vamos sair das fronteiras de Faro pela primeira vez, chegando a Olhão e Tavira”, afirmou.

O alargamento da programação vem reforçar, segundo o responsável, “a importância do património de arquitetura modernista” em toda a região algarvia, onde esta corrente ganhou expressão a partir da segunda metade do século XX, através de uma linguagem arquitetónica com características próprias.

“Não aconteceu só aqui em Faro, mas em toda a região. Esse movimento internacional do modernismo, lançado por Le Corbusier [1887-1965] e outros arquitetos da sua geração, foi adaptado aos países e regiões em que foi implantado, convertendo-se em regionalismo, ou seja, um modernismo com o sotaque local”, enquadrou o empresário, que gere um alojamento local em Faro desde 2018.

O arquiteto Manuel Gomes da Costa (1921-2016) foi a figura central deste movimento no Algarve, tendo desenhado mais de quatro centenas de edifícios na região, a maioria no sotavento (este).

“Em Faro, é difícil estar numa rua sem encontrar uma obra de Manuel Gomes da Costa, e em Vila Real de Santo António ainda é mais difícil”, salientou Christophe de Oliveira, que iniciou o “The Modernist Weekend” (Fim de Semana Modernista) para dar a conhecer o seu legado.

Tavira e Olhão recebem iniciativas dedicadas ao património modernista

A programação deste ano inclui no sábado uma visita à Cooperativa Agrícola dos Produtores de Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo, nesta aldeia do concelho de Tavira, em cujos silos, entretanto desativados, está instalado desde o ano passado o Museu Zer0, primeiro museu de arte digital em Portugal.

“Foi uma obra de Manuel Gomes da Costa, correspondendo à sua tese final de estudos. Um edifício agrícola, que foi agora convertido em museu de arte digital”, destacou a organização, sobre um momento que será guiado pelo investigador Victor Hugo Faustino e por um representante do museu.

Em Olhão, está previsto, no domingo, um percurso pela cidade, que permitirá conhecer a influência da arquitetura modernista, nomeadamente da corrente cubista, e da industrialização na transformação da antiga vila piscatória.

“Olhão é uma cidade única em Portugal, talvez mesmo na Europa, pela sua arquitetura e pela sua história”, referiu Christophe de Oliveira, que guiará esta visita em conjunto com o artista inglês Richard Walker, que este ano lançou um livro sobre o modernismo no Algarve.

Faro mantém lugar central na programação do evento

Em Faro, “que continuará a ser um papel central” no evento, estão previstas várias iniciativas, como um passeio sobre o modernismo na cidade, outro dedicado à arquitetura na praia de Faro e um terceiro centrado na obra de Gomes da Costa visível na zona urbana junto à Escola Secundária João de Deus.

O “The Modernist Weekend”, que no ano passado movimentou “cerca de 500 pessoas, metade das quais estrangeiras”, não prevê ultrapassar esse número em 2026, apostando “mais na diversidade e qualidade de sítios ainda não divulgados”, do que na quantidade de passeios e visitas, realçou Christophe de Oliveira.

A programação completa da quinta edição do evento está disponível aqui, onde é possível efetuar inscrições, até 20 euros, para os percursos, alguns deles já esgotados.

Leia também: Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

Pessoa a confirmar a fatura do supermercado.
Nacional Tech

Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados

09:50 2 Novembro, 2026 22:09 1 Novembro, 2026

Criada por dois engenheiros portugueses, a PlanMyMeals prepara ementas semanais e permite comparar preços entre supermercados

Algarve Desporto Mundo

Piloto de Albufeira lidera Taça do Mundo de Bajas e vai discutir título no Dubai

08:30 2 Novembro, 2026 08:49 2 Novembro, 2026

Francisco Barreto assume a liderança da Taça do Mundo de Bajas após o segundo lugar no Qatar e vai lutar pelo título na última prova, no Dubai

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Cigarro eletrónico começa a deitar fumo e obriga avião da TAP com 172 passageiros a aterrar de emergência

07:10 2 Novembro, 2026 22:23 1 Novembro, 2026

Voo da TAP entre Lisboa e Estocolmo foi desviado para França após um incidente com um cigarro eletrónico, mas chegou ao destino horas depois

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Algarve Cultura

“The Modernist Weekend” sai de Faro e chega a Olhão e Tavira pela primeira vez

09:35 2 Novembro, 2026 09:45 2 Novembro, 2026

Quinta edição do evento dedicado à arquitetura modernista ultrapassa as fronteiras de Faro e inclui percursos por Olhão e Tavira, de 6 a 8 de novembro

Algarve Desporto Mundo

Manuel Cajuda distinguido com Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol

09:01 2 Novembro, 2026 09:02 2 Novembro, 2026

Reconhecimento atribuído a Manuel Cajuda, atual presidente do Olhanense, distingue uma carreira de várias décadas ligada ao futebol português e algarvio

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Economia Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Abderrahim Fakir no chão. Crédito: DR
Europa

“Se ele morrer, vai ser bonito”: vídeo revela últimos momentos de homem imobilizado pela polícia em Itália

11:20 30 Outubro, 2026 11:41 30 Outubro, 2026

Abderrahim Fakir morreu durante uma intervenção policial em Bolonha. Imagens da câmara corporal registaram pedidos de ajuda e comentários dos agentes

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal na próxima semana após tardes com temperaturas até 27 ºC

11:51 31 Outubro, 2026 11:52 31 Outubro, 2026

Novembro deverá começar com temperaturas acima do habitual: modelos apontam para chuva e possível arrefecimento no final da semana

Opinião Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Caixas de cartão.
Vida & Lazer

Guarda as caixas dos eletrodomésticos durante três anos por causa da garantia? Pode estar a ocupar espaço sem necessidade

20:20 31 Outubro, 2026 16:08 26 Outubro, 2026

Muitos guardam as embalagens dos eletrodomésticos durante anos, mas a lei esclarece o que é realmente necessário para acionar a garantia

Pessoa a confirmar a fatura do supermercado.
Nacional, Tech

Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados

09:50 2 Novembro, 2026 22:09 1 Novembro, 2026

Criada por dois engenheiros portugueses, a PlanMyMeals prepara ementas semanais e permite comparar preços entre supermercados

Algarve, Desporto, Mundo

Piloto de Albufeira lidera Taça do Mundo de Bajas e vai discutir título no Dubai

08:30 2 Novembro, 2026 08:49 2 Novembro, 2026

Francisco Barreto assume a liderança da Taça do Mundo de Bajas após o segundo lugar no Qatar e vai lutar pelo título na última prova, no Dubai

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Cigarro eletrónico começa a deitar fumo e obriga avião da TAP com 172 passageiros a aterrar de emergência

07:10 2 Novembro, 2026 22:23 1 Novembro, 2026

Voo da TAP entre Lisboa e Estocolmo foi desviado para França após um incidente com um cigarro eletrónico, mas chegou ao destino horas depois

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Algarve, Cultura

“The Modernist Weekend” sai de Faro e chega a Olhão e Tavira pela primeira vez

09:35 2 Novembro, 2026 09:45 2 Novembro, 2026

Quinta edição do evento dedicado à arquitetura modernista ultrapassa as fronteiras de Faro e inclui percursos por Olhão e Tavira, de 6 a 8 de novembro

Algarve, Desporto, Mundo

Manuel Cajuda distinguido com Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol

09:01 2 Novembro, 2026 09:02 2 Novembro, 2026

Reconhecimento atribuído a Manuel Cajuda, atual presidente do Olhanense, distingue uma carreira de várias décadas ligada ao futebol português e algarvio

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Economia, Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Abderrahim Fakir no chão. Crédito: DR
Europa

“Se ele morrer, vai ser bonito”: vídeo revela últimos momentos de homem imobilizado pela polícia em Itália

11:20 30 Outubro, 2026 11:41 30 Outubro, 2026

Abderrahim Fakir morreu durante uma intervenção policial em Bolonha. Imagens da câmara corporal registaram pedidos de ajuda e comentários dos agentes

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal na próxima semana após tardes com temperaturas até 27 ºC

11:51 31 Outubro, 2026 11:52 31 Outubro, 2026

Novembro deverá começar com temperaturas acima do habitual: modelos apontam para chuva e possível arrefecimento no final da semana

Opinião, Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Caixas de cartão.
Vida & Lazer

Guarda as caixas dos eletrodomésticos durante três anos por causa da garantia? Pode estar a ocupar espaço sem necessidade

20:20 31 Outubro, 2026 16:08 26 Outubro, 2026

Muitos guardam as embalagens dos eletrodomésticos durante anos, mas a lei esclarece o que é realmente necessário para acionar a garantia

Últimas Notícias

  • Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
    Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
  • Álcool ao volante motiva nova campanha de fiscalização da PSP e GNR nas estradas portuguesas
    Álcool ao volante motiva nova campanha de fiscalização da PSP e GNR nas estradas portuguesas
  • Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados
    Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados
  • “The Modernist Weekend” sai de Faro e chega a Olhão e Tavira pela primeira vez
    “The Modernist Weekend” sai de Faro e chega a Olhão e Tavira pela primeira vez
  • Manuel Cajuda distinguido com Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol
    Manuel Cajuda distinguido com Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol

Opinião

  • O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
    O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães
  • A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos
    A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
    Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
  • Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
    Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal