Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos CMP
Algarve, Cultura

Teatro Só apresenta “Sorriso” nas comemorações dos 32 anos da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

No 32.º aniversário, a Biblioteca Municipal de Portimão celebra a cultura com “Sorriso”, teatro sobre afeto e humanidade

15:48 24 Outubro, 2025 15:48 24 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes celebra, no próximo dia 6 de novembro, 32 anos de serviço público. A data será assinalada com a apresentação do espetáculo teatral “Sorriso”, às 18:30, numa iniciativa aberta a toda a população.

O espetáculo, da companhia Teatro Só, é descrito como uma criação poética sobre o afeto e as recordações, inspirada na vida partilhada de um casal idoso para quem o amor se consumou “numa vida de sorrisos”.

A companhia sintetiza a narrativa afirmando que “a morte de um assombra a solidão do outro. Uma solidão cuja força das lembranças dá vida a fantasmas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, invisíveis amantes cujos beijos são feitos de vento”.

A temática da solidão e do envelhecimento é recorrente nas produções do Teatro Só, que convida o público a refletir sobre a memória, os gestos e a gratidão pela vida. Longe do desespero, as personagens revelam “a importância de algo essencial que torna o ser humano distinto de outros seres”.

Como explica a companhia, “a palavra recordação vem do francês recour (re-coração). Recordar é isso: fazer passar pelo coração, uma e outra vez…”.

Com sede em Odemira e ligação artística a Berlim, o Teatro Só tem participado em diversos festivais e eventos culturais internacionais. O grupo desenvolve um trabalho multidisciplinar, que cruza máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas, privilegiando o teatro imagético, mudo e visualmente poético, onde a comunicação entre atores e público se baseia na potência do gesto.

As suas criações abordam estigmas sociais universais, convidando o público a ser “testemunha de si mesmo”, não pela palavra, mas pela poesia visual e pela linguagem emocional do corpo.

O espetáculo “Sorriso” será interpretado por Ana Gabriel e Sérgio Fernandes, que assina também a encenação e dramaturgia da peça.

Com mais de três décadas de atividade, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes continua a afirmar-se como um pilar cultural do concelho de Portimão, com um percurso marcado por histórias, pessoas, livros e eventos que fomentam o gosto pela leitura e pela cultura.

Desde a sua abertura, em 1993, a biblioteca tem desempenhado um papel determinante na promoção do livro e da leitura, no combate à iliteracia e na dinamização de iniciativas educativas e culturais para todos os públicos.

É com esse espírito de serviço público que o Município de Portimão convida a comunidade a celebrar o aniversário da biblioteca assistindo ao espetáculo “Sorriso”, no dia 6 de novembro, às 18:30.

Leia também: Diga adeus ao calor e prepare o casaco: meteorologistas já sabem quando chega o ‘frio de rachar’ a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Desporto Nacional Vida & Lazer

Há um jogador da Seleção Nacional que vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho

10:00 22 Junho, 2026 15:13 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a pressão do Mundial e os planos para o futuro, Gonçalo Ramos revelou um detalhe pessoal que envolve João Neves

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Lidl. Crédito: DR
Economia Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve Cultura

Rádio Comercial leva Albufeira ao país com emissão especial a partir do mar

08:30 22 Junho, 2026 08:00 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Emissão especial da Rádio Comercial parte da Marina de Albufeira e mostra a costa do concelho numa iniciativa inédita no setor turístico

Europe Direct Algarve Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Opinião Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Desporto, Nacional, Vida & Lazer

Há um jogador da Seleção Nacional que vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho

10:00 22 Junho, 2026 15:13 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a pressão do Mundial e os planos para o futuro, Gonçalo Ramos revelou um detalhe pessoal que envolve João Neves

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Lidl. Crédito: DR
Economia, Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve, Cultura

Rádio Comercial leva Albufeira ao país com emissão especial a partir do mar

08:30 22 Junho, 2026 08:00 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Emissão especial da Rádio Comercial parte da Marina de Albufeira e mostra a costa do concelho numa iniciativa inédita no setor turístico

Europe Direct Algarve, Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Opinião, Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Últimas Notícias

  • Há um jogador da Seleção Nacional que vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho
    Há um jogador da Seleção Nacional que vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho
  • UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
    UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
  • Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
    Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
  • Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
    Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
  • Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos
    Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

Opinião

  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
  • Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
    Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

Europe Direct Algarve

  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal