Após cerca de seis meses de atividade, o Teatro Municipal António Pinheiro consolidou-se como um “equipamento cultural de referência” no concelho de Tavira, na sequência da sua reabertura ao público após obras de renovação.
Segundo o Município, “o ciclo inaugural assinalou a reabertura ao público, após a renovação do espaço, e marcou o regresso da programação regular”, tendo-se registado, desde então, níveis consistentes de participação, diversidade artística e parcerias com estruturas nacionais.
A autarquia acrescenta que “nos meses seguintes, registaram-se níveis consistentes de participação, diversidade de propostas artísticas, parcerias com estruturas nacionais e uma progressiva fidelização de públicos”.
Programação celebra valores de Abril
A programação para o período entre abril e junho tem como eixo central a celebração do 25 de Abril e dos valores que lhe estão associados.
De acordo com o Município, “a programação de abril a junho tem como eixo a celebração do 25 de Abril e dos valores associados – liberdade, democracia, pensamento crítico e participação cívica”, cruzando diferentes disciplinas artísticas e promovendo uma leitura contemporânea destes temas.
A autarquia sublinha ainda que “a abordagem proposta cruza diferentes disciplinas artísticas e promove uma leitura contemporânea destes temas, relacionando memória e presente”.
Música e teatro em destaque
No período da Páscoa, o Teatro Municipal recebe um concerto conjunto da Orquestra do Algarve e da Orquestra do Norte, com um programa que inclui a Sinfonia n.º 4 de Gustav Mahler e as Quatro Últimas Canções de Richard Strauss.
Na área do teatro, será apresentado Guião para um País Possível, de Sara Barros Leitão, que, com base em documentos e testemunhos, propõe uma reflexão sobre o processo democrático em Portugal e os desafios atuais.
Na música, destaca-se ainda o concerto Viva La Muerte!, dos Mão Morta, que assinala a efeméride de Abril, articulando palavra e música em torno dos temas da liberdade e da memória.
Programação multidisciplinar ao longo do trimestre
A programação inclui também um concerto para dois pianos com Mário Laginha e Pedro Burmester, com obras de Ravel, Mozart e Bach, bem como composições de Bernardo Sassetti e arranjos de autores portugueses.
Na dança, será apresentado Três Irmãos, de Vítor Hugo Pontes, inspirado na obra de Tchékhov, no âmbito do Dia Internacional da Dança.
No Dia Internacional do Jazz, o saxofonista Desidério Lázaro interpreta repertório de Sebastião Leiria, promovendo a ligação entre criação local e linguagem contemporânea.
Cinema, exposições e participação da comunidade
Na área das artes visuais, será inaugurada a exposição Punctum, o Jazz em Palco, de Márcia Lessa, complementada por um workshop de fotografia de cena.
O programa inclui ainda a criação 6000 Anos Atrás – Princípio, Meio e Filme, da LAMA Teatro, bem como concertos de Manel Cruz e o espetáculo de humor Volto Já, de António Raminhos.
Pela primeira vez em Tavira, o Teatro acolhe a Festa do Cinema Italiano, com exibição de filmes e atividades complementares.
Mantém-se também a iniciativa Segundas de Cinema e o projeto Boca Aberta – Cabe Mais Um, desenvolvido em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.
Atividades para todos os públicos
A programação contempla propostas para o público infantil e familiar, como A Batalha do K-Pop em Concerto (Tributo) e o terceiro Concerto para Bebés “O Bebé no Arraial”.
O Teatro integra ainda a Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, recebendo o espetáculo Bulldog, dirigido ao público escolar.
Entre outras iniciativas, destaca-se o espetáculo internacional Spirit of the Dance e, em maio, Lunário Perpétuo – Almanaque Teatral, desenvolvido com participantes seniores.
Teatro entra em pausa de verão em julho e agosto
Paralelamente, continuam as visitas aos bastidores através do programa O Avesso da Cena, que já contou com mais de 200 participantes.
O Teatro mantém igualmente a colaboração com associações locais, estando previstos 11 acolhimentos de iniciativas promovidas por entidades do concelho.
Segundo o Município, “a programação de abril a junho reforça o papel do Teatro Municipal António Pinheiro enquanto espaço de programação regular e de acesso à cultura”.
Após este ciclo, o equipamento entrará na pausa habitual durante os meses de julho e agosto, retomando a atividade em setembro, sendo que, durante o verão, o Município continuará a promover iniciativas culturais no concelho.
Toda a programação está disponível em tm-antoniopinheiro.pt.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal e em tm-antoniopinheiro.bol.pt.
Leia também: PJ detém quatro pessoas e apreende 350 quilos de haxixe em Olhão

















