A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em colaboração com o Município de Faro e a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, associa-se às comemorações dos 180 anos do Teatro Lethes, acolhendo uma exposição evocativa da história deste espaço cultural emblemático.
A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 3 de outubro, e inclui três momentos distintos: às 18:00, abertura da exposição na CCDR Algarve; às 18:30, inauguração da mesma mostra no Teatro Lethes; e, pelas 19:00, um concerto pela Associação Filarmónica.
Segundo a organização, esta iniciativa envolve várias entidades locais e nacionais e visa reforçar o papel do Teatro Lethes na vida cultural e comunitária do Algarve.
Um edifício com mais de quatro séculos de história
O atual Teatro Lethes nasceu no edifício do antigo Colégio de Santiago Maior, fundado em 1599 pelo então bispo do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas. Em 1759, com a expulsão da Companhia de Jesus determinada pelo Marquês de Pombal, o colégio encerrou portas.
Em 1843, o imóvel foi adquirido em hasta pública pelo médico italiano Lázaro Doglioni, que idealizou a construção de um teatro inspirado no São Carlos, em Lisboa, e na “La Scala”, de Milão. O edifício ostenta na fachada a inscrição latina Monet Oblectando, que pode ser traduzida por “instruir, brincando”, refletindo a preocupação cultural do seu promotor.
O Teatro Lethes foi inaugurado a 4 de abril de 1845, integrado nas celebrações do aniversário da rainha D. Maria II. Em 2012 passou a ser sede da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, estrutura residente que mantém a sala como referência cultural da região.
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993, o edifício encontra-se atualmente no centro de uma proposta de criação da Zona Especial de Proteção do Quarteirão do Colégio de Santiago Maior, iniciativa apresentada pela CCDR Algarve e que se encontra em apreciação pelo Património Cultural, I.P.
Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas terão direito à reforma sem penalizações se cumprirem estes requisitos

















