O Algarve é o cenário e a inspiração de “Coração de Mar”, uma longa-metragem que entrelaça música, dança e poesia numa narrativa sensorial sobre encontros, migração e identidade. Gravado em Vila Real de Santo António e Sagres, o território algarvio surge não apenas como pano de fundo, mas como personagem viva — uma força que atravessa corpos, emoções e caminhos.
A cantora Susana Travassos, natural de Vila Real de Santo António, tem uma participação especial no filme, emprestando a sua voz a uma das músicas-tema, ao lado de Zeca Baleiro, autor da canção principal. A presença de Travassos enraíza o projeto na alma musical do sul de Portugal, num filme que valoriza a lusofonia em todas as suas margens.

Realizado por Larissa Malty e Neto Borges, com direção de fotografia de Rodrigo Resende, “Coração de Mar” acompanha um compositor brasileiro, uma cantora portuguesa, um escritor de São Tomé e Príncipe e uma bailarina em trânsito. Todos se cruzam num enredo guiado por sincronicidades onde “a arte é farol que acolhe viajantes de mil e nenhum sotaques”.
Mais do que uma história linear, “Coração de Mar” é uma ode à vida em fluxo. Entre corpos que dançam, palavras que ecoam e sons que atravessam fronteiras, o filme celebra a existência do imigrante como caminho — com o coração apontado ao mar. Ritmos, gestos e paisagens cruzam-se numa ciranda onde já não se sabe se é o acaso ou o destino que guia os encontros.
A obra foi selecionada oficialmente para o FESTin 2025 – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, reforçando o seu papel como espaço de diálogo intercultural e de valorização das culturas lusófonas.
Ficha técnica:
- Realização e Argumento: Larissa Malty e Neto Borges
- Direção de Fotografia: Rodrigo Resende
- Música Tema: Zeca Baleiro e Larissa Malty
- Voz e Violão: Zeca Baleiro
- Voz: Susana Travassos
- Flauta: Ely Janoville
- Guitarra Portuguesa: Tuco Marcondes
- Percussão: Fabrício Buriti, Neto Trajano, Diogo Presuntinho
- Desenho de Som, Banda Sonora e Masterização: Ike Costa
- Mistura de Som: Leonardo Nakabayashi
“Coração de Mar” é, acima de tudo, uma homenagem à força poética do encontro e à arte como território de acolhimento e pertença. Com o Algarve como coração batente desta viagem artística e humana.
Leia também: Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Saiba o que significa e descubra por que o deve fazer




















