O Município de Silves, através do sector da Juventude, vai dinamizar duas oficinas gratuitas para jovens entre os 13 e os 17 anos, durante as Férias da Páscoa, nos dias 15 e 16 de abril. As atividades, integradas no projeto “Prata da Casa”, pretendem estimular a criatividade, o saber-fazer tradicional e o combate ao desperdício.
As inscrições estão abertas até 9 de abril e devem ser feitas online através deste formulário de inscrição.
No dia 15 de abril, terá lugar a Oficina de Empreita, a decorrer na Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, entre as 9:00 e as 16:00. Sob a orientação de José Teresa, os participantes vão aprender a arte tradicional de trabalhar a palma, produzindo um cesto artesanal.
Já no dia 16, a proposta passa pela sustentabilidade e aproveitamento integral dos alimentos com a Oficina “Laranja Zero Desperdício”, dinamizada por Ana Almeida. A atividade decorrerá no Pólo de Educação ao Longo da Vida de Silves, das 9:00 às 16:00, onde os jovens vão preparar três receitas com laranja: bolo, biscoitos e gelatina.
O projeto “Prata da Casa” nasce de uma Bolsa de Talentos da Câmara Municipal de Silves, composta por trabalhadores da autarquia que se disponibilizaram a partilhar competências em áreas como pintura, pastelaria, costura, upcycling de roupa, cake design, empreita, arte de macramé, bijuteria e trabalhos manuais com pedra, cimento ou madeira. Ao longo do ano, serão promovidas várias oficinas, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento artístico dos jovens, ao mesmo tempo que se valoriza o talento dos trabalhadores municipais.
Para mais informações, os interessados podem contactar o sector de Juventude da Câmara Municipal de Silves através dos números 282 440 800 ou 910 118 277, ou por e-mail para: [email protected].
Leia também: Sem espaço na cozinha? Organizador para lava-loiça do Lidl é a solução que procura por menos de 10€
