O Município de Silves assinala, no próximo dia 8 de março, o aniversário de nascimento do poeta lírico e pedagogo João de Deus, uma das figuras maiores da cultura portuguesa. As comemorações do Dia Municipal João de Deus decorrem entre 6 e 8 de março, com um programa cultural diversificado.
A programação integra sessões de Jazz nas Adegas, a iniciativa Lado B com Budda Guedes, momentos de homenagem, concertos e a entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus.
Evocação e distinção literária
O ponto alto das celebrações acontece em São Bartolomeu de Messines, no dia 8 de março, pelas 09:30, com a Cerimónia de Evocação. O momento contará com a intervenção musical do Grupo Coral da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, seguida da deposição de flores junto ao monumento dedicado a João de Deus.
Durante a tarde, às 17:00, realiza-se no auditório Francisco Vargas Mogo – Crédito Agrícola Terras do Arade, a Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus. A sessão inclui a leitura de poemas por Cristina Calvino, Paula Torres e Julieta Alves, no âmbito do projeto “LER ALTO”.
A edição de 2026 distingue a obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Nacional João de Deus (Poesia) 2025, “Uma Pedra na Boca”, integrada no volume Não Desfazendo – Poesia 1998-2023, da autoria de Rita Taborda Duarte, publicada pela Imprensa Nacional.
Pelas 18:30, José Anjos e Carlos Barretto sobem ao palco do mesmo auditório para um concerto poético.
Música e cultura ao longo de três dias
A iniciativa Lado B, com o músico, produtor e compositor Budda Guedes, decorre no dia 6 de março, às 21:30, no auditório Francisco Vargas Mogo. As sessões de Jazz nas Adegas realizam-se nos dias 6 e 7 de março, na Herdade Barranco do Vale, em São Bartolomeu de Messines, com atuação do duo Jack e Laura.
Os bilhetes para o Lado B e Jazz nas Adegas podem, posteriormente, ser adquiridos online, na plataforma BOL e nos locais de venda habituais.
No dia 7, pelas 19:00, a Casa-Museu João de Deus recebe o concerto de Música de Câmara “Diálogos entre Cordas e Sopros”, pela Orquestra do Algarve.
O Município sublinha que as atividades projetadas constituem uma homenagem ao “ilustre mestre da arte da leitura”, para que a sua obra e “ensinamentos” atravessem gerações e permaneçam vivos na memória coletiva.
Mais informações podem ser obtidas junto da Casa-Museu João de Deus, através do telefone 282 440 892 ou do email [email protected]
A programação completa está disponível aqui.
Leia também: Algarvio Tiago Ramos sagrou-se campeão ao vencer prova nos nacionais de pista curta

















