Nesta Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Silves promove, na quinta-feira, dia 19, pelas 21h00, no Fissul – Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves, uma sessão pública de apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS de Silves), informou esta quarta-feira em comunicado a autarquia.
Assumindo este instrumento de planeamento urbano “como um plano operacional, dinâmico e participado, o Município volta a auscultar a população numa fase em que o plano já aponta caminhos, constrangimentos e soluções para diferentes áreas urbanas. Porque a participação dos munícipes é condição primeira para que a implementação do PMUS seja bem-sucedida e porque é fundamental passar à fase de execução de um conjunto de intervenções de diferentes escalas e alcances em todo o concelho”, lê-se na nota.
Além de ser um plano de políticas públicas no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade, o PMUS de Silves sistematiza as debilidades e constrangimentos à circulação no território municipal e pretende fomentar modos de mobilidade ativa e saudável, alterar comportamentos e organizar a logística urbana.
O conceito de Mobilidade Urbana Sustentável baseia-se em criar cidades mais acessíveis, com transportes públicos eficientes, infraestrutura para ciclistas e pedestres, e tecnologias que promovam a diminuição das emissões de carbono.
No Algarve, a mobilidade sustentável é especialmente importante para preservar a beleza natural da região e minimizar os impactos do turismo. Melhorar o transporte público, criar zonas livres de carros, e incentivar o uso de bicicletas pode ajudar a reduzir o impacto ambiental e melhorar a experiência tanto de residentes quanto de visitantes.
Cidades como Silves já começaram a adotar medidas de mobilidade sustentável, mas ainda há muito a ser feito para que o Algarve se destaque como uma região que valoriza um futuro verde.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, já foi refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes