Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Sevenair
Algarve

Sevenair acusa autarca de Cascais de paralisar linha áerea Trás-os-Montes/Algarve

Em causa a suspensão dos serviços do Aeródromo de Cascais à operação da linha áerea, visando “paralisar os voos” a partir de segunda-feira

21:01 2 Março, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Sevenair acusou este domingo o presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, de ordenar a suspensão dos serviços do Aeródromo de Cascais à operação da linha áerea Trás-os-Montes/Algarve, visando “paralisar os voos” a partir de segunda-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa responsável pela ligação aérea entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão explica que “os motivos alegados para esta decisão” por parte do autarca “são uma suposta dívida de taxas de ‘handling’”, de 107 mil euros, que o grupo considera “não serem devidas” à empresa municipal Cascais Dinâmica, gestora do aeródromo Municipal de Cascais.

“A empresa foi hoje confrontada com uma situação inesperada. Um presidente de câmara, no final do seu mandato e com conflitos partidários internos, decidiu ser notícia e pedir os holofotes do escândalo, ordenando suspender os serviços de um aeródromo central à operação da linha regional, com a intenção de paralisar os voos a partir de amanhã [segunda-feira]”, adianta a Sevenair.

Fonte da empresa disse à Lusa que, apesar de haver o risco de o avião ficar retido no Aeródromo de Cascais, vai realizar o voo de segunda-feira “normalmente”, estimando aterrar em Cascais por volta as 09:00/09:10.

O grupo “lamenta profundamente esta atitude isolada e incoerente” do município, “que põe em risco a continuidade da ligação aérea, vital para as populações locais”, acrescentando que “o Governo está a par desta situação e da atitude” de Carlos Carreiras (PSD).

“A Sevenair continuará a trabalhar com as autoridades competentes para resolver este impasse e assegurar a continuidade dos serviços prestados à população portuguesa. A Sevenair reafirma o seu compromisso com a qualidade do serviço e com a conectividade das regiões que serve, e continuará a lutar pela manutenção e desenvolvimento da sua operação”, frisa o grupo.

A empresa remeteu este domingo uma exposição à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), regulador do setor, sublinhando que, “não obstante as dificuldades financeiras que tem enfrentado e que são do conhecimento público, decorrentes dos atrasos de pagamento por parte do Governo Português, foi feito um esforço acrescido para liquidar todas as faturas pendentes relativas aos serviços prestados pela Cascais Dinâmica”.

A Sevenair indica que, “considerando todas as empresas do Grupo”, esse valor ascendia a 387 mil euros, em finais de 2024.

“No entanto, deste valor, a Sevenair requereu à Cascais Dinâmica a clarificação referente a uma taxa específica, aplicada desde 2022 na operação aérea regular. Essa taxa administrativa, aplicada a prestadores de serviços de Assistência em Escala, foi, na nossa interpretação, incorretamente aplicada à Sevenair S.A, totalizando o valor de 107.700 euros, acrescidos de IVA”, revela a empresa.

A Lusa contactou a câmara de Cascais, que remeteu esclarecimentos para a direção da Cascais Dinâmica, aguardando-se a resposta desta empresa municipal.

A Sevenair lembra que ao longo dos últimos 15 anos “tem desempenhado um papel fundamental, com um compromisso constante, em assegurar de forma fiel e confiável, as ligações aéreas entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão”.

“Durante este período, a empresa tem trabalhado arduamente para garantir não apenas a eficiência e a pontualidade dos seus voos, mas também a segurança e o conforto de todos os passageiros. A confiança depositada pela comunidade portuguesa ao longo desses anos reflete o esforço contínuo da Sevenair em contribuir para o desenvolvimento da mobilidade aérea em Portugal”, salienta o grupo.

Apesar dos “constantes constrangimentos financeiros causados pelos crónicos atrasos nos pagamentos por parte do Estado, que já levaram ao inevitável cancelamento de alguns serviços e obrigaram a empresa a entrar em ‘lay-off’”, a Sevenair garante que “tem continuado a operar e a cumprir o seu compromisso com a população portuguesa”.

Leia também: Carta de condução: fique a par das novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura, Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
    Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
  • Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
    Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
  • Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
    Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
  • “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
    “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal