Apresentados esta segunda-feira no Tribunal de Vila Real de Santo António, os sete homens detidos numa operação contra o tráfico de droga junto ao rio Guadiana ficaram em prisão preventiva, revelou a GNR.
Os suspeitos, todos de nacionalidade estrangeira e com idades entre os 21 e os 39 anos, foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial a 24 de agosto. No final, o juiz de instrução aplicou a todos a medida de coação mais gravosa.
As detenções ocorreram no sábado, 22 de agosto, durante uma operação que permitiu apreender cerca de 5.320 quilogramas de haxixe nos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Movimentos suspeitos detetados junto ao Guadiana
A operação foi realizada por militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, depois de a Guardia Civil espanhola ter identificado “movimentações suspeitas” em frente à Costa Ezuri.
Esta urbanização situa-se na margem espanhola do Guadiana, a norte da ponte internacional que liga Castro Marim a Ayamonte.
A atividade suspeita foi detetada em frente à zona de Corte Velha, no Azinhal, concelho de Castro Marim, “nas imediações de ruínas situadas em território nacional”, onde a droga viria a ser encontrada.
A GNR montou então “uma operação de vigilância e controlo costeiro”, mobilizando meios terrestres, marítimos e aéreos para intercetar os envolvidos e impedir eventuais crimes, incluindo o tráfico de estupefacientes por via marítima.
Suspeitos tentaram fugir por terra e pelo rio
Ao aperceberem-se da presença dos militares, alguns dos homens tentaram abandonar o local, inicialmente a pé e, depois, utilizando uma viatura ligeira de passageiros e uma embarcação.
A viatura foi intercetada já sem ocupantes. Os meios marítimos conseguiram, porém, alcançar a embarcação em fuga e deter os sete homens que se encontravam a bordo.
A GNR identificou ainda outro homem que estará relacionado com a ocorrência, não tendo sido adiantados mais elementos sobre a sua eventual participação.
Embarcação tentou abalroar patrulha
Na noite anterior, uma patrulha marítima da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras já tinha tentado abordar outra embarcação suspeita relacionada com a operação.
De acordo com a Guarda, a embarcação “reagiu de forma hostil” à presença dos militares e tentou abalroar a patrulha, iniciando depois uma fuga em direção ao esteiro de Canela, já em território espanhol.
“Os militares conseguiram impedir este objetivo, acabando os suspeitos por fugir apeados na marina de Ayamonte e a embarcação foi apreendida”, esclareceu a GNR.
Apreendidas viaturas, embarcações e uma pistola
A operação permitiu apreender 2.133 fardos de resina de canábis, num total aproximado de 5.320 quilogramas.
Foram também apreendidas três viaturas, duas embarcações, uma pistola com carregador e munições, seis telemóveis e mais de mil euros em numerário.
Os sete detidos permanecem em prisão preventiva enquanto prossegue o processo relacionado com a operação desenvolvida junto à fronteira fluvial entre Portugal e Espanha.
A.Pinto / HDF
Leia também: Albufeira e Loulé: GNR detém 16 pessoas em operações noturnas















