O Município de Albufeira, através do GAJ – Gabinete da Juventude, está a organizar um ciclo de workshops dedicado à saúde mental na adolescência. A iniciativa, que arrancou em março e decorre até novembro, é promovida em parceria com o Espaço Jasmim – Psicologia e Desenvolvimento, e destina-se a jovens com idades entre os 13 e os 18 anos.
Os encontros visam promover o bem-estar e dotar os participantes de estratégias e ferramentas para enfrentar os desafios típicos desta fase da vida. Entre questões hormonais e físicas, problemas de autoestima, dúvidas quanto ao futuro ou dificuldades nas relações interpessoais, a autarquia reconhece a importância de apoiar os jovens com respostas adequadas.
O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “investir na saúde mental e no bem-estar dos nossos jovens é um passo em frente em relação ao futuro da sociedade”, apelando à atenção dos pais, professores e comunidade para estas problemáticas.
Os workshops decorrem no Espaço Jasmim (Edifício Vila Magna), entre as 10h00 e as 12h30. A exceção será o dia 31 de maio, data em que o evento decorre no Parque do Montechoro e inclui almoço.
O próximo workshop, marcado para 10 de maio, tem como tema “CTRL+ALT+DEL: Desconectar para Conectar”, e incidirá sobre os hábitos digitais dos jovens e os seus impactos emocionais, psicológicos e sociais. No dia 31 de maio segue-se “Piquenique no Parque: À Conversa com os Outros”, dedicado ao convívio e partilha em ambiente informal.
No dia 14 de junho realiza-se “Orientação Escolar e Profissional: Quem Sou Eu? Que Futuro?”, uma sessão centrada na orientação vocacional e no autoconhecimento. Já a 10 de outubro será abordada a depressão com o tema “Saúde Mental: Depressão – Entre Humores e (Des) Humores”, com o objetivo de desmistificar estigmas e reconhecer sinais.
O ciclo encerra no dia 8 de novembro com “Ansiedade: Borboletas na Barriga”, sessão que pretende ajudar os jovens a compreender a ansiedade e a adquirir ferramentas para lidar com ela de forma saudável.
O vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, destacou que “os jovens são uma das prioridades da autarquia”, mencionando o trabalho desenvolvido pelo GAJ nas áreas do associativismo, voluntariado, talento jovem e promoção de competências.
Cristiano Cabrita refere ainda um estudo da Fundação José Neves, em articulação com a Coordenação Nacional de Saúde Mental, que alerta para o facto de um em cada sete jovens sofrer de perturbações mentais e que o suicídio é a quarta causa de morte na adolescência. O estudo sublinha que 50% das perturbações nos adultos têm origem nesta fase da vida, reforçando a urgência em desenvolver ações preventivas.
As inscrições para os workshops devem ser feitas presencialmente no GAJ. Para mais informações, os interessados podem contactar através do email [email protected] ou pelo telefone 289 599 637.
Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar
