O Jardim Filipe Jonas volta a receber o Mercado de Verão de Quarteira com música, gastronomia, artesanato, atividade infantil e muita animação e é já no sábado, dia 31 de agosto, pelas 21:30 que sobe ao palco Sara Gonçalves (fado) e Cremilda Medina (morna).
O Mercado de Verão é já um importante evento cultural que anima Quarteira e atrai milhares de pessoas, contemplando as valências de street food com a venda ambulante de artesanato e produtos agroalimentares, numa promoção dos produtos tradicionais da região como é o caso do esparto, o mel ou o medronho.
Sara Gonçalves e Cremilda Medina vão unir as suas vozes em palco numa noite inesquecível que celebra a riqueza musical de Portugal e Cabo Verde, onde apresentarão um repertório que levará o público numa viagem pelos sentimentos mais profundos da alma lusófona.
O fado e a morna são dois géneros musicais que transcendem fronteiras e tocam profundamente a alma de quem os ouve.
Reconhecidos pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, ambos carregam consigo a história, as tradições e os sentimentos dos povos português e cabo-verdiano, respetivamente. Apesar das suas diferenças, o fado e a morna compartilham uma profunda conexão histórica e cultural.
Sara Gonçalves com uma carreira consolidada no mundo do fado, dona de uma voz expressiva e uma presença marcante em palco, e Cremilda Medina considerada a “voz da morna da nova geração de cantores cabo-verdianos”, com uma voz doce e um estilo e presença inconfundíveis, juntam-se a Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa e a Bruno Davide na guitarra clássica para levarem a Quarteira as sonoridades que unem Portugal e Cabo Verde.
“O fado e a morna têm imenso em comum, para mim são os estilos musicais que melhor retratam o povo português e o povo cabo-verdiano, e tenho a certeza que vai ser uma noite repleta de sentimento”, afirma Cremilda.
O Mercado de Verão de Quarteira é uma organização da Câmara Municipal de Loulé, com apoio da Junta de Freguesia de Quarteira.
Leia também: Conheça as novas regras para bagagem de mão nos aviões que vão entrar em vigor em setembro