O concelho de São Brás de Alportel completa 110 anos da sua fundação no próximo sábado, 1 de junho, com um programa dedicado à saúde, bem maior da comunidade.
As comemorações iniciam-se esta sexta-feira, com o projeto farense “Cave do Bolas” que, a partir das 21:30, anima a Praça da República com os êxitos musicais dos anos 80 com o DJ João Negrão, muita animação e a atuação especial do grupo Urban Xpression.
Este ano, as cerimónias solenes colocam em destaque a área da saúde, pelo que a cerimónia de Hastear da Bandeira e a Sessão Solene vão decorrer no espaço exterior do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, alvo de recente requalificação.
Para o mesmo local, ainda durante a manhã, fsz parte do programa a inauguração da requalificação e modernização deste equipamento de saúde assim como a inauguração da sua área exterior, que receberá a designação de Jardim José Lourenço Viegas.
A sessão solene contará ainda com a apresentação do projeto de construção da nova Unidade de Saúde Familiar, um investimento superior a 2 milhões de euros, objeto de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que já se encontra aprovada.
Como é já tradição, desde 2014, aquando do centenário do concelho, a Sessão Solene integrará o momento de entrega das insígnias municipais.
Em 2024, no dia em que se completam 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, serão distinguidos com insígnias municipais os trabalhadores da Câmara Municipal com 25 ou mais anos de serviço.
A Insígnia de Honra será entregue a uma associação que do outro lado do oceano desenvolve relevante trabalho na defesa da identidade são-brasense.
A Insígnia de Mérito, destacando a área do empreendedorismo e desenvolvimento económico, será atribuída a uma empresa sediada no concelho que é uma referência internacional.
Pelo trabalho relevante na promoção da saúde no concelho e também pelos exemplos de empreendedorismo na área da saúde será distinguido com a Insígnia de Mérito, um conjunto de personalidades e entidades.
Pelo valoroso exemplo de solidariedade e de serviço à comunidade serão agraciados com a Insígnia de Valor e Altruísmo as instituições de solidariedade social do concelho.
E, porque a data de elevação de São Brás de Alportel coincide com o Dia da Criança, o Município de São Brás de Alportel volta a integrar no programa a Festa da Criança no Jardim Carrera Viegas, a partir das 15:00.
Uma hora mais tarde, terá lugar a romagem ao cemitério em homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz e a Galeria Municipal abre as suas portas a 1 de junho com a exposição “São Brás de Alportel: Gentes e Memórias – Parte 2 – Origens” que tem inauguração marcada para as 16h30.
As comemorações do Dia do Município encerram com o aguardado concerto de António Zambujo. Um artista português que dispensa apresentações e que é na atualidade um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa a nível nacional e internacional.
Êxitos como “Pica do Sete”, “Eu já nem sei”, “Último Desejo”, “Lote B”, Flagrante” ou “Algo Estranho Acontece” soarão na Praça da República a partir das 22h00.
Um evento de entrada gratuita e ao qual os presentes poderão assistir ao habitual espetáculo pirotécnico.
Leia também: Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica