Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Outubro Sénior decorreu sob o mote "Envelhecer com Saúde, Participação e Qualidade de Vida". Créditos: JFQ
Algarve, Desporto

Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Iniciativa Outubro Sénior reuniu cerca de 400 participantes em Quelfes, com atividades gratuitas dedicadas à saúde, segurança e convívio

19:10 4 Novembro, 2026 19:07 4 Novembro, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 400 pessoas participaram na terceira edição do Outubro Sénior, promovida pela Junta de Freguesia de Quelfes, no concelho de Olhão, entre 26 e 30 de outubro. A iniciativa registou a maior adesão de sempre, superando os números da edição anterior, com um programa gratuito dedicado à promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da participação na comunidade.

Sob o lema “Envelhecer com Saúde, Participação e Qualidade de Vida”, o evento reuniu atividades físicas, sessões de informação, ações de prevenção e momentos de convívio, procurando incentivar a autonomia e combater o isolamento social da população mais idosa.

Ao longo de cinco dias, os participantes tiveram acesso a iniciativas organizadas em torno de diferentes áreas temáticas, desde a saúde e o bem-estar até à tecnologia, segurança e aproximação entre gerações.

Saúde, atividade física e segurança marcaram programa de cinco dias

A programação começou com o Dia da Saúde, Cidadania, Comunidade e Família, que incluiu uma palestra sobre “Gestão Medicamentosa no Domicílio”, sessões de ginástica sénior, a atividade Manhã IKIGAI e um debate dedicado ao papel da família no envelhecimento ativo.

Seguiu-se o Dia do Movimento, com aulas de ioga e zumba, um Círculo Sénior e um workshop de relaxamento e respiração, realizado no Chalé João Lúcio.

A componente tecnológica também integrou o programa, através de atividades destinadas à estimulação cognitiva e à utilização das redes sociais, procurando aproximar os participantes das ferramentas digitais.

A segurança constituiu outro dos temas em destaque, com ações de prevenção rodoviária e defesa pessoal dinamizadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do Dia da Prevenção e Segurança Sénior.

O programa terminou com o Dia das Pontes entre Gerações, que incluiu a iniciativa “Sementes do Tempo”, realizada no Lar ACASO, em parceria com alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria.

Esta atividade promoveu o encontro entre diferentes gerações, incentivando a partilha de experiências e memórias entre os mais jovens e a população sénior.

Segundo a Junta de Freguesia de Quelfes, as iniciativas procuraram estimular a autonomia, a coordenação motora e a memória dos participantes, contribuindo também para o combate à solidão e ao isolamento social.

A autarquia considera que o envolvimento de diferentes instituições e gerações permitiu reforçar os laços comunitários e valorizar o papel da população mais velha na freguesia.

Presidente da Junta destaca adesão e colaboração das instituições

O presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Bruno Alves, considera que o aumento da participação demonstra a importância de continuar a desenvolver iniciativas destinadas ao envelhecimento ativo e ao bem-estar da população sénior.

“Ver cerca de 400 séniores da nossa terra a participar ativamente, com tanta alegria e energia, é o maior indicador de que estamos no caminho certo. Este sucesso só foi possível graças à colaboração e ao empenho das nossas instituições parceiras e de todos os voluntários envolvidos. Deixo um agradecimento muito especial à ACASO, à Cruz Vermelha Portuguesa e à Santa Casa da Misericórdia de Olhão, que tão bem acolheram as nossas iniciativas nas suas instalações, à Unidade Local de Saúde do Algarve – UCC Olhar+ e ao Município de Olhão, assim como, à GNR pelas ações fundamentais de segurança”, afirmou.

Bruno Alves expressou ainda “um reconhecimento muito especial às instrutoras das atividades de movimento, pela forma excecional com que dinamizaram as sessões de relaxamento e atividade física no Chalé João Lúcio. Como órgão de proximidade, continuaremos a potenciar este trabalho em rede para garantir o bem-estar e a inclusão de todas as gerações em Quelfes”.

A terceira edição do Outubro Sénior contou, assim, com a colaboração de várias entidades locais e regionais, que participaram na dinamização e no acolhimento das atividades.

Para a Junta de Freguesia de Quelfes, a adesão registada reforça a importância de manter uma programação dedicada à saúde preventiva, à participação social e à melhoria da qualidade de vida da população sénior.

Com cerca de 400 participantes, a edição de 2026 terminou com um balanço positivo por parte da organização, que pretende continuar a apostar em atividades de proximidade e no trabalho conjunto com as instituições da comunidade.

Leia também: Albufeira Sem Medo pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

IRS desce nos primeiros seis escalões: novas taxas publicadas com efeitos desde janeiro

15:30 4 Novembro, 2026 14:45 4 Novembro, 2026

Redução do IRS de 2026 já foi publicada. Conheça as novas taxas e o corte temporário na retenção dos salários e pensões de novembro

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Economia Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Mulher a falar ao telemóvel.
Saúde Tech

Sabe se está a ouvir bem? OMS tem uma aplicação gratuita que permite avaliar a audição pelo telemóvel

16:50 3 Novembro, 2026 13:08 3 Novembro, 2026

OMS disponibiliza uma aplicação gratuita que permite verificar a capacidade auditiva através de um teste realizado com auscultadores

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

IRS desce nos primeiros seis escalões: novas taxas publicadas com efeitos desde janeiro

15:30 4 Novembro, 2026 14:45 4 Novembro, 2026

Redução do IRS de 2026 já foi publicada. Conheça as novas taxas e o corte temporário na retenção dos salários e pensões de novembro

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Economia, Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Mulher a falar ao telemóvel.
Saúde, Tech

Sabe se está a ouvir bem? OMS tem uma aplicação gratuita que permite avaliar a audição pelo telemóvel

16:50 3 Novembro, 2026 13:08 3 Novembro, 2026

OMS disponibiliza uma aplicação gratuita que permite verificar a capacidade auditiva através de um teste realizado com auscultadores

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Últimas Notícias

  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
  • Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”
    Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”
  • Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão
    Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal