Tomás Luís, Hugo Maia, Daniel Batista e Miguel Semedo foram eliminados na primeira ronda do quadro principal de singulares do Faro Open, mas o ITF M25 organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro ainda conta com cinco portugueses à espera da estreia. O torneio – considerado o mais antigo do país – decorre até domingo com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
O algarvio Tomás Luís (902.º do ranking ATP) foi quem esteve mais perto de avançar para a ronda seguinte. Apesar de ter chegado a liderar o encontro com set e break de vantagem, acabou por ser derrotado pelo canadiano Justin Boulais (527.º), quarto cabeça de série, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-0.

Segundo a organização, Boulais chega ao torneio após ter conquistado recentemente o título de pares em Vale do Lobo, ao lado de Tiago Pereira.
Quartofinalista na edição anterior, o tenista de Tavira controlou grande parte do encontro enquanto conseguiu adaptar-se às condições climatéricas. Contudo, com o agravamento do vento, acabou por perder o controlo da partida e viu o adversário inverter o rumo do jogo.
Também eliminados na primeira ronda estiveram três dos quatro portugueses que tinham ultrapassado o qualifying no dia anterior. Daniel Batista (1531.º do ranking ATP e vice-campeão nacional em 2024) perdeu frente a Alejandro Lopez Escribano (1522.º) por 6-2 e 6-3. Já Hugo Maia (1385.º) foi derrotado por Tomas Curras Abasolo (778.º) com os parciais de 6-1 e 6-3, enquanto Miguel Semedo perdeu por duplo 6-0 diante do italiano Michele Ribecai (413.º), terceiro cabeça de série.
Duplas portuguesas avançam para os quartos de final
Com quatro eliminações no primeiro dia dedicado ao quadro principal de singulares, a presença portuguesa no Faro Open ficou reduzida a cinco jogadores que entram em competição na quarta-feira. Entre eles está o campeão nacional Tiago Torres, que regressa à competição após cerca de um mês afastado devido a uma lesão na coxa esquerda.
Também entram em ação Francisco Rocha, Tiago Cação, João Domingues e Gonçalo Marques, este último após ter salvado match points na última ronda do qualifying.
Na competição de pares, que teve início esta semana, quatro desses jogadores já estiveram em ação, com duas duplas portuguesas a garantirem presença nos quartos de final.
Três dias depois de terem perdido a final do torneio de Vale do Lobo, João Domingues e Diogo Marques voltaram a celebrar juntos ao derrotarem Miguel Semedo e Tomás Vilaça por 6-1 e 6-0.
Já Tiago Torres e Tiago Cação estrearam-se como dupla com uma vitória sobre os irmãos italianos Fausto e Giorgio Tabacco, quartos cabeças de série, por 6-4, 4-6 e 10-5.
Por outro lado, as duplas Daniel Batista/Gonçalo Marques e Francisco Faria/José Freitas foram eliminadas.
A organização acrescenta ainda que, na presente semana, Francisco Rocha defende o estatuto de primeiro cabeça de série em pares ao lado de Justin Boulais, sendo também esperadas as participações das duplas Hugo Maia/Guilherme Valdoleiros e Tomás Luís/Macwell McKennon.
Leia também: Estabilização das arribas no Algarve é prioridade “super urgente”
















