Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
A passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta pelo território português deixou um rasto de destruição. Crédito: Rui Minderico | Lusa
Algarve

Proteção Civil regista 36 ocorrências no Algarve devido ao mau tempo

O mau tempo provocou 36 ocorrências no distrito de Faro em 24 horas, incluindo 17 deslizamentos e derrocadas

17:39 10 Fevereiro, 2026 17:40 10 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A chuva e o vento provocaram 17 deslizamentos de terras e derrocadas no Algarve nas últimas 24 horas, não havendo registo de situações graves, revelou o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC).

Em comunicado, o CREPC refere que no distrito de Faro foram registadas 36 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 12:00 de segunda-feira e as 12:00 de hoje, sem “impactos significativos ao nível da segurança de pessoas e bens”.

A maioria das situações esteve associada a movimentos de massa, nomeadamente deslizamentos de terras e derrocadas, sendo o concelho de Aljezur o mais afetado, com cinco ocorrências.

Seguem-se os concelhos de Portimão, com quatro episódios, Monchique, com três, Silves, com dois, e Vila do Bispo, Faro e Lagoa, onde se registou uma ocorrência em cada um.

As operações envolveram 104 operacionais, apoiados por 54 meios terrestres, em trabalhos de limpeza e desobstrução de vias (nove), queda de estruturas (oito) e quedas de árvores (duas), especificou a Proteção Civil.

“As ocorrências registaram-se em vários municípios da região, e foram prontamente resolvidas no âmbito municipal, sem necessidade de reforço externo aos municípios e sem impactos significativos na segurança de pessoas e bens”, lê-se na nota.

Segundo a entidade regional do Algarve da Proteção Civil, no âmbito da “situação meteorológica adversa” encontram-se ativados os mecanismos de coordenação política, institucional e operacional, decorrentes da declaração de situação de contingência que vigora até às 23:59 de domingo.

Os municípios de Silves, Monchique, Vila Real de Santo António, Alcoutim e Castro Marim mantêm ativos os seus planos municipais de Emergência e Proteção civil, estando o concelho de São Brás de Alportel em situação de alerta.

Planos municipais de emergência mantêm-se ativos

Os municípios de Silves, Vila Real de Santo António, Alcoutim e Castro Marim mantêm-se, igualmente, em situação de Contingência.

Os planos preveem o pré-posicionamento de equipas de intervenção, o condicionamento de vias municipais suscetíveis de risco, o encerramento de estabelecimentos escolares e suspensão de transportes escolares.

Face às condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias caracterizadas por precipitação, vento forte e agitação marítima, o dispositivo regional “mantém-se em estado de prontidão máxima, assegurando a monitorização contínua da situação e a pronta resposta a eventuais ocorrências” em articulação com todos os agentes que integram a Proteção Civil, conclui o CREPC.

Apesar do mau tempo e da agitação marítima, as 11 barras algarvias estão abertas a toda a navegação, disse à Lusa o Comandante da Zona Marítima do Sul da Autoridade Marítima Nacional, Mário Vasco de Figueiredo.

Segundo o responsável, as barras de Albufeira, Alvor (Portimão), Baleeira (Sagres, no concelho de Vila do Bispo), Vila Real de Santo António, Faro, Lagos, Olhão, Portimão, Quarteira e Vilamoura (Loulé) e Tavira “estão abertas, mas em monitorização permanente”.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia também: Faro e Tavira recebem em junho o espetáculo internacional “As Guerreiras do K-Pop”

Joaquim Varela. Crédito: Facebook Hélder Varela
Europa Nacional

Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história

08:30 20 Setembro, 2026 11:05 19 Setembro, 2026 | João Luís

Tem 111 anos e tornou-se o homem vivo mais velho da Europa. Joaquim Varela nasceu em 1915 e atravessou mais de um século de história

Algarve Cultura

“Uma Vida numa Noite” revisita percurso de Beto Kalulu em Lagoa

09:00 20 Setembro, 2026 11:01 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rão Kião, Dany Silva, Fernando Girão e Gabriel de Rose estão entre os convidados anunciados para o concerto em Lagoa

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região

08:00 20 Setembro, 2026 07:26 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui caminhadas, bicicleta, canoagem, observação de aves e passeios de barco em diferentes pontos da Ria Formosa

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Mecânico em serviço. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono

08:10 20 Setembro, 2026 15:33 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há sinais no carro que não devem ser ignorados antes do outono e especialistas apontam os componentes que mais merecem uma revisão nesta fase

Opinião

Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende

07:30 20 Setembro, 2026 07:24 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Há por aí quem se considere rei. Mude substantivos. Distribua adjetivos. Reescreva descrições. Coroa-se a si próprio. E talvez espere que, de tanto o dizer, o mundo acabe por se ajoelhar"

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Condução
Auto Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Joaquim Varela. Crédito: Facebook Hélder Varela
Europa, Nacional

Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história

08:30 20 Setembro, 2026 11:05 19 Setembro, 2026 | João Luís

Tem 111 anos e tornou-se o homem vivo mais velho da Europa. Joaquim Varela nasceu em 1915 e atravessou mais de um século de história

Algarve, Cultura

“Uma Vida numa Noite” revisita percurso de Beto Kalulu em Lagoa

09:00 20 Setembro, 2026 11:01 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rão Kião, Dany Silva, Fernando Girão e Gabriel de Rose estão entre os convidados anunciados para o concerto em Lagoa

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região

08:00 20 Setembro, 2026 07:26 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui caminhadas, bicicleta, canoagem, observação de aves e passeios de barco em diferentes pontos da Ria Formosa

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Mecânico em serviço. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono

08:10 20 Setembro, 2026 15:33 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há sinais no carro que não devem ser ignorados antes do outono e especialistas apontam os componentes que mais merecem uma revisão nesta fase

Opinião

Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende

07:30 20 Setembro, 2026 07:24 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Há por aí quem se considere rei. Mude substantivos. Distribua adjetivos. Reescreva descrições. Coroa-se a si próprio. E talvez espere que, de tanto o dizer, o mundo acabe por se ajoelhar"

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Condução
Auto, Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Últimas Notícias

  • “Uma Vida numa Noite” revisita percurso de Beto Kalulu em Lagoa
    “Uma Vida numa Noite” revisita percurso de Beto Kalulu em Lagoa
  • Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história
    Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história
  • Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono
    Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono
  • Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região
    Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região
  • Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
    Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

Opinião

  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento