Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Volta ao Algarve | Foto DR
Algarve, Desporto

Primeira etapa da Volta ao Algarve anulada após falha de sinalização

Erro de sinalização desviou ciclistas do percurso correto e levou à anulação da primeira etapa da Volta ao Algarve

19:50 19 Fevereiro, 2025 19:31 19 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um erro de sinalização ‘anulou’ esta quarta-feira a primeira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, com Filippo Ganna, o primeiro a cortar a meta, a recusar vestir a simbólica amarela, num arranque para esquecer da 51.ª edição.

Uma falha de sinalização na última rotunda antes da meta levou dezenas de ciclistas, nomeadamente os principais sprinters do pelotão, a saírem pelo desvio dos carros, pedalando paralelamente à meta, mas do lado errado das baias, que alguns haveriam mesmo de saltar, numa imagem que perdurará, pela negativa, na história da ‘Algarvia’.

Indiferente ao erro dos outros, o italiano da INEOS seguiu o percurso e cortou o risco de meta em primeiro, festejando um triunfo que lhe viria a ser retirado pelo colégio de comissários.

“Segui a via correta. […] Não é problema meu que outros ciclistas sigam o percurso errado. Eu ganhei”, defendeu Ganna, ainda antes de saber que a etapa tinha sido anulada.

O ciclista da INEOS recusou, então, subir ao pódio para envergar simbolicamente a amarela, numa jornada para esquecer para os organizadores, mas também para os sprinters, que viram escapar uma das suas duas previsíveis possibilidades de erguer os braços nesta 51.ª edição.

“O presidente do colégio de comissários cancelou a etapa. É mais do que legítimo, justo, é natural, e a forma mais justa de continuarmos com a Volta ao Algarve. A organização teve uma falha, as imagens estão gravadas. Temos lá um bandeira amarela que não atuou a tempo. Os ciclistas vêm a alta velocidade, se calhar deviam estar dois”, declarou o Cândido Barbosa, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, responsável pela organização da corrida.

O caos do final fez esquecer tudo o que ficou para trás, mas, antes dos desastrosos metros finais, o pelotão percorreu 192,2 quilómetros entre Portimão e Lagos.

Estavam decorridos apenas dois quilómetros e já Gonçalo Oliveira (Anicolor-Tien21), Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Victor Cesar de Paula (Feirense-Beeceler), Miguel Salgueiro e Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), Noah Campos (Gi Group-Simoldes-UDO), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) estavam na frente.

Os oito homens das equipas portuguesas trabalharam bem para construir uma vantagem que se chegou a aproximar dos quatro minutos, mas que foi paulatinamente anulada pelas formações dos sprinters.

Para tentar manter viva a escapada, Miguel Salgueiro atacou e Francisco Morais seguiu-o momentaneamente, com o ciclista da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, que já no ano passado deu nas vistas na ‘Algarvia’ na etapa que acabou em Tavira, a ‘sobreviver’ na frente até à entrada nos derradeiros 20 quilómetros.

“No final do dia, sabia que o meu trabalho era arrancar e tentar ser o mais combativo. Assim fiz, foi um dia bastante positivo para nós”, resumiu o português.

O pelotão abordou cautelosamente a técnica aproximação à Avenida dos Descobrimentos, feita por estradas estreitas, com Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e Geraint Thomas (INEOS), os dois vencedores da Volta a França presentes na ‘Algarvia’, o campeão nacional de fundo Rui Costa (EF Education-EasyPost) e o Prémio Prestígio Julian Alaphilippe (Tudor) a colocarem-se na frente para ‘abrandarem’ o ritmo e evitar percalços.

Quando a estrada melhorou, os candidatos à vitória na etapa inaugural foram assomando, ‘rebocados’ pelos seus blocos, um trabalho deitado a perder por um erro que, como descreveu Cândido Barbosa, ‘manchou’ irremediavelmente a 51.ª Volta ao Algarve, que na quinta-feira terá a sua primeira jornada a contar nos 177,6 quilómetros entre Lagoa e o Alto da Fóia, onde está instalada uma contagem de categoria especial.

Leia também: Esta cidade paradisíaca a poucas horas do Algarve é famosa pelas praias e alojamento de qualidade

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Algarve Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Algarve Nacional Saúde

Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial

13:21 20 Junho, 2026 13:22 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Tecnologia de fisioterapia remota com recurso à inteligência artificial vai ser disponibilizada em todos os hospitais e centros de saúde públicos do país

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve Nacional Política

PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional

12:56 20 Junho, 2026 12:56 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Antigo presidente da Câmara de Faro e jovem dirigente da JSD de Lagoa estiveram entre as figuras evocadas no Congresso social-democrata

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão

20:30 19 Junho, 2026 18:08 19 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol com 77 anos não descontou nos 18 anos anteriores ao pedido da pensão de velhice, fazendo com que esta fosse recusada pela Segurança Social

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Algarve, Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Algarve, Nacional, Saúde

Utentes do Algarve vão poder fazer fisioterapia em casa com apoio de inteligência artificial

13:21 20 Junho, 2026 13:22 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Tecnologia de fisioterapia remota com recurso à inteligência artificial vai ser disponibilizada em todos os hospitais e centros de saúde públicos do país

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve, Nacional, Política

PSD homenageia José Vitorino e Gonçalo Oliveira no Congresso Nacional

12:56 20 Junho, 2026 12:56 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Antigo presidente da Câmara de Faro e jovem dirigente da JSD de Lagoa estiveram entre as figuras evocadas no Congresso social-democrata

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão

20:30 19 Junho, 2026 18:08 19 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol com 77 anos não descontou nos 18 anos anteriores ao pedido da pensão de velhice, fazendo com que esta fosse recusada pela Segurança Social

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Últimas Notícias

  • “A maior fila que já vi na minha vida (sem exagerar)”: caos nos aeroportos portugueses ameaça imagem do turismo
    “A maior fila que já vi na minha vida (sem exagerar)”: caos nos aeroportos portugueses ameaça imagem do turismo
  • Afinal, pagar um salário de 3000 euros custa mais do que pagar três de 1000 euros? Veja as contas
    Afinal, pagar um salário de 3000 euros custa mais do que pagar três de 1000 euros? Veja as contas
  • Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”
    Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”
  • Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira
    Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira
  • Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas
    Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

Opinião

  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal