O Município de Lagoa e a Guarda Nacional Republicana (GNR) formalizaram esta terça-feira a assinatura de um protocolo que permitirá a instalação de um sistema de videovigilância na Praia do Carvoeiro.
“O sistema de videovigilância será composto por câmaras distribuídas em zonas estratégicas, como as principais vias de acesso e áreas de maior afluência turística, garantindo uma monitorização constante das áreas públicas. A central de monitorização das imagens ficará sediada nas instalações da GNR, o que permitirá uma resposta mais célere e eficaz em caso de incidentes”, explica a autarquia em comunicado.
O custo total da instalação e manutenção deste sistema será inteiramente suportado pelo Município de Lagoa, demonstrando !o seu compromisso com a segurança pública”.
No entanto, a instalação das câmaras só poderá avançar após a GNR formalizar o pedido de autorização junto do Ministério da Administração Interna e receber a respetiva aprovação.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o comandante Distrital da GNR, Coronel Marco Henriques, sublinhou “a relevância desta parceria e o impacto positivo que a videovigilância terá na prevenção de crimes e na proteção da comunidade”.
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, também reforçou a importância deste projeto para a segurança da população: “Este é um passo importante para garantir a tranquilidade e bem-estar de quem vive e visita a Praia do Carvoeiro. O nosso compromisso com a segurança é uma prioridade e, com este sistema de videovigilância, reforçamos a capacidade de intervenção e prevenção de eventuais comportamentos ilícitos. A colaboração com a GNR é fundamental para este objetivo, e esperamos pela aprovação do M.A.I., para que possamos avançar com a instalação do sistema o mais breve possível”.
Leia também: Saiba como pode reformar-se mais cedo e sem penalizações na pensão