Uma publicação no Facebook alega que o posto da GNR de Armação de Pêra é vigiado pela empresa de segurança privada Prosegur. No entanto, essa afirmação é baseada em imagens que circulam desde, pelo menos, 2010, o que as torna desatualizadas.
“O Ministério da Administração Interna deste Governo manda instalar sistemas de segurança de empresas privadas para proteger instalações de forças policiais (…) Quando o posto for alvo de intrusão, a Prosegur liga para a GNR a comunicar a ocorrência?”, questiona-se na própria imagem, que tem circulado nas redes sociais.
O Polígrafo já havia verificado esta informação em novembro de 2021, constatando que a imagem e a respetiva descrição têm circulado online desde 2010.
Quando contactada pelo Polígrafo, uma fonte oficial da GNR confirmou que a imagem retrata a entrada do parque de viaturas do Posto Territorial de Armação de Pêra da GNR. Contudo, a fotografia não é recente.
Segundo a mesma fonte mencionada pelo Polígrafo, “no ano de 2009, por ter sido instalado um sistema de videovigilância, foi colocada a placa em apreço, com o intuito de informar o cidadão que acedia ao posto de que estava a ser filmado, conforme determinado por lei, tendo sido posteriormente retirada e substituída por painéis informativos de modelo adequado fornecidos por esta guarda”.
A força policial também forneceu imagens que mostravam os avisos afixados no posto em novembro de 2021, altura em que esta alegação foi desmentida pela primeira vez. No painel, é indicado que a entidade responsável pela vigilância e pelo tratamento de dados é o Comando Territorial da GNR de Faro.
Contactada novamente pelo Polígrafo, a GNR voltou a confirmar que a imagem a circular nas redes sociais é “uma fotografia desatualizada”, e que a alegação apresentada já não corresponde à verdade.
Em resumo, a fotografia, tirada em 2009 e partilhada na publicação em análise, está a ser utilizada de forma descontextualizada. É falso que o posto da GNR de Armação de Pêra esteja sob vigilância de uma empresa de segurança privada.
Leia também: Esta vila é uma das mais calmas do Algarve e tem uma praia fluvial de água quente