Cerca de 500 atletas de 21 países participaram, nos dias 12 e 13 de setembro, no Campeonato Internacional de Kempo – Albufeira 2026, disputado no Pavilhão Desportivo de Albufeira e acompanhado por mais de 2.000 visitantes.
Integrada na programação de Albufeira Cidade Europeia do Desporto 2026, a competição reuniu atletas de diferentes idades e níveis de experiência em várias disciplinas de combate, formas e defesa pessoal.

A seleção portuguesa conquistou 104 medalhas – 55 de ouro, 32 de prata e 17 de bronze – e terminou no segundo lugar da classificação geral por equipas, atrás de Espanha. A formação nacional foi orientada pelo selecionador Ricardo Oliveira e pelos treinadores Humberto Santo, Maria Baptista e Ivo Cardoso.
Clube de Albufeira vence três variantes
Entre os principais destaques locais esteve o Clube de Artes Marciais de Albufeira, que venceu nas três variantes de Kempo Gladiadores: Full Time, três contra três e Touch and Score.

Na classificação coletiva por disciplina, Portugal ficou em primeiro lugar em Kempo KO, Full Kempo, Kempo Contact, Light Kempo e Equipa de Armas. Espanha liderou em Formas com Armas, Submission A, Submission B, Semi Kempo, Formas de Mão Vazia e Defesa Pessoal, enquanto o Karate Shotokan Miúdos e Graúdos venceu em Equipas de Mão Vazia.
O português Daniel Plamadeala foi distinguido como melhor atleta masculino no escalão a partir dos 14 anos, enquanto a espanhola Tabatha Martin recebeu o prémio feminino. Entre os 6 e os 13 anos, as distinções foram atribuídas a Alissa Tasits, da Associação de Kempo Nascemos Guerreiros, e a Andrei Vidican, da Roménia.
Autarquia destaca ambiente e apoio aos atletas
O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Jorge Carmo, marcou presença na competição e destacou o ambiente vivido no pavilhão.

“É bom ver o pavilhão cheio e as famílias a apoiar os atletas. Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos nossos clubes, pelo trabalho que fazem todos os dias”, afirmou.
Segundo o Município de Albufeira, a forte participação de atletas e público deu visibilidade às artes marciais e ao trabalho desenvolvido pelos praticantes, num ano em que o concelho acolhe um calendário desportivo que combina competição internacional e promoção da atividade física.
Leia também: Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização


















