Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Algarve, Cultura

Portimão homenageia António da Silva Marreiros na nova edição de “A Nossa Cultura Sai à Rua”

XI edição de “A Nossa Cultura Sai à Rua” homenageia António Marreiros e reforça ligação às tradições locais

16:42 11 Setembro, 2025 16:44 11 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

António da Silva Marreiros, barbeiro e fotógrafo que marcou a identidade da Mexilhoeira Grande ao longo de décadas, será homenageado na próxima edição de “A Nossa Cultura Sai à Rua”. O evento decorre no dia 20 de setembro, entre as 16:00 e as 00:00, integrando o programa das Jornadas Europeias do Património 2025.

O Município de Portimão refere que “esta edição não poderia deixar de homenagear o conhecido barbeiro e fotógrafo da vila, cuja vida e obra se cruzam com a música, a gastronomia e os saberes de antigamente, que retratou ao longo de décadas através da lente, da poesia e das pinturas”.

Nascido na Mexilhoeira Grande em 1932, António da Silva Marreiros faleceu em fevereiro deste ano. Além de barbeiro e fotógrafo, foi poeta e pintor, deixando um “importante legado patrimonial para a freguesia e para o concelho”. Nesta edição, a sua obra estará presente através da colocação de imagens da sua autoria ao longo da principal artéria da vila, acompanhadas por apontamentos da sua poesia.

Tradições, oficinas e património natural

Com abertura pelas 16:00 no adro da Igreja da Mexilhoeira Grande, a XI edição de “A Nossa Cultura Sai à Rua” oferece uma mostra de produtos agrícolas, gastronomia e doçaria, divulgação de artes e ofícios tradicionais e animação artística e musical.

Para promover a experiência, sobretudo entre os mais jovens, regressam oficinas práticas. Às 18:15, a Associação Grão de Areia promove “Vamos fazer empreita”, enquanto a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande dinamiza “Vamos caiar o muro”. Às 20:00, a oficina gastronómica “Sabores da Terra”, organizada pela Sociedade Recreativa Figueirense, ensina a confecionar as tradicionais papas ou xerém de berbigão.

Durante a tarde, os mais pequenos poderão ainda amassar “passarinhos de pão doce”, preparar taipa, fazer esteiras de cana e funcho, pintar cerâmica, plantar sementes, moldar barro e participar em jogos tradicionais.

O património natural também estará em foco. A concentração está marcada para as 9h30 na Espargueira, junto à Quinta da Rocha, para o habitual passeio orientado por Filipe Bally Jorge, Chefe de Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, que fará uma visita guiada à Ria de Alvor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone 282 405 232.

A Quinta Pedagógica de Portimão, em colaboração com a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, junta-se ao evento com o projeto “Construindo Casas para os Amigos Pequenos”, em que as crianças preparam kits de hotéis para insetos, com plantas que atraem abelhas e joaninhas.

Música e artes performativas em destaque

O programa musical arranca às 17:00 com o Grupo de Cantares Mexilhoeirense e o projeto “Cantos do Algarve – A Cultura Sai à Rua – Instrumentais”, seguindo-se às 17h45 o espetáculo “O Dia da Espiga”, da Associação Cultural Dancenema, inspirado na obra da portimonense Margarida Tengarrinha. Às 19h10, o Rancho Folclórico da Figueira dinamiza “Vamos dar um pezinho”, convidando o público a aprender danças tradicionais.

O encerramento traz sessão de contos com Jorge Serafim, às 21:00, a tradicional desfolhada ao som da concertina, às 22:00, e a festa “Há Baile no Adro”, animada por Paula e José Vicente.

Organizado pela Câmara Municipal de Portimão, com produção e implementação do Museu de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, o evento conta com o apoio de associações locais, produtores, artesãos e moradores.

Leia também: “Farta do verão no Algarve”: moradora na região critica excesso de turismo e diz ser “impossível viver um dia normal” [vídeo]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve, Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Últimas Notícias

  • IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
    IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
  • Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
    Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
    Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
  • Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
    Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
  • Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu
    Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal